Em
O Comércio de Baião

2023/12/14

ÁGUAS DO NORTE PARTICIPA EM PROJETO TRANSFRONTEIRIÇO PARA GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS NA AGRICULTURA

Atualidade Destaque Última Hora

A Águas do Norte foi convidada pela Universidade de Santiago de Compostela para integrar uma candidatura no âmbito do Programa Interreg Sudoe.

O programa, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), visa promover a preservação, restauro e valorização do património natural, assim como reforçar a adaptação às alterações climáticas na região Sudoeste europeu (SUDOE).

O projeto, intitulado "I-ReWater – Gestión sostenible de los recursos hídricos en la agricultura de regadío en SUDOE", propõe uma análise abrangente do estado atual dos recursos hídricos no espaço SUDOE, concentrando-se na disponibilidade de águas para reutilização (ApR) na agricultura. O cerne do projeto reside no desenvolvimento de ensaios piloto para testar e validar a utilização de águas residuais urbanas tratadas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) existentes no espaço SUDOE para a irrigação de diferentes culturas, avaliando o impacto dessa aplicação na produtividade e qualidade.

Liderado pela Universidade de Santiago de Compostela, o consórcio abrange entidades de três países: França, Portugal e Espanha.

A participação ativa da Águas do Norte incluirá o licenciamento, projeto e operação de duas unidades compactas de produção de ApR para a rega agrícola de classe C. Uma será implementada na ETAR de Mirandela, para a rega de um olival, enquanto a outra será instalada na ETAR de Alfândega da Fé, para a rega de um amendoal.

Com uma duração prevista de 36 meses, o projeto contará com um orçamento específico para a Águas do Norte de cerca de 130.000 euros. Este financiamento abrangerá recursos humanos dedicados ao acompanhamento e execução do projeto, aquisição de materiais/consumíveis, serviços de transporte de ApR, equipamentos e licenças para produção e utilização de ApR. O programa de financiamento apoiará 75% do investimento total elegível, enquanto as entidades do consórcio contribuirão com 25%.

A Águas do Norte está comprometida em contribuir para iniciativas que promovem a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos hídricos, e por desempenhar um papel ativo na concretização dos objetivos propostos junto com a Universidade de Santiago de Compostela, neste projeto inovador.

 

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD Baião apresenta oficialmente a sua equipa feminina com vitória sobre o SC Freamunde (5-2)
20/09/2025
MOTORPOR Usados inaugura espaço em Penafiel
19/09/2025
Entre Frankfurt e Loivos da Ribeira: uma história de amor que começou na Alemanha e já dura há mais de 50 anos
19/09/2025
Município de Mesão Frio abre candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo
19/09/2025
Baião assinala a Semana Europeia do Desporto com atividades abertas à comunidade
19/09/2025
OneSTOP: Douro e Tâmega na linha da frente da investigação sobre espécies invasoras
19/09/2025
Associação Vale do Zêzere retoma aulas de Dança Contemporânea e Ballet
18/09/2025
Serra da Aboboreira em destaque na National Geographic
18/09/2025
PUB