Em
O Comércio de Baião

2025/12/02

Francisco Lopes eleito presidente do Conselho Regional do Norte (CNR) - Ana Raquel Azevedo é a nova Secretária

Destaque

Autarca Baionense, Ana Raquel Azevedo é a nova Secretária da Comissão Permanente;

Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, foi eleito esta terça-feira presidente da Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte (CRN), o órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE). A votação contou com 95 participantes, registando-se 84 votos favoráveis e 11 votos em branco, sem qualquer candidatura concorrente.

No discurso após a eleição, o novo presidente destacou a importância estratégica do Conselho Regional, sublinhando o papel determinante que a representação territorial terá nos próximos anos. “A responsabilidade que me conferem é grande — e é coletiva”, afirmou, acrescentando que o Norte “é uma região diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar”.

Francisco Lopes reforçou ainda a necessidade de o Estado transferir para o plano regional não só competências, mas também recursos, defendendo uma maior autonomia para analisar instrumentos de gestão territorial e definir políticas públicas. “O potencial do Norte só se concretiza com verdadeiro poder de decisão regional”, frisou, garantindo que tudo fará para que a região “continue a afirmar-se”.

Nova Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte

Presidente:
• Francisco Lopes – Presidente da Câmara Municipal de Lamego

Vice-presidente:
• Alberto Costa – Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso

Secretária:
• Ana Raquel Azevedo – Presidente da Câmara Municipal de Baião

Vogais:
• Manuel Tibo – Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro
• Frederico Castro – Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
• Augusto Marinho – Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca
• Fátima Fernandes – Presidente da Câmara Municipal de Montalegre

Representantes no Conselho Económico e Social

• António Joaquim Pimentel – Presidente da Câmara de Mogadouro (Efetivo)
• Nuno Ferreira – Presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta (Efetivo)
• Ana Rita Dias – Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar (Suplente)
• Luís Nobre – Presidente da Câmara de Viana do Castelo (Suplente)

António Cunha saúda novos órgãos

O presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, felicitou a nova equipa dirigente, agradecendo “o contributo indispensável do conselho cessante” e reconhecendo “a colaboração e empenho demonstrados ao longo do mandato”. Manifestou ainda confiança na capacidade dos novos responsáveis para reforçar a coesão territorial e aprofundar o papel do Conselho Regional no desenvolvimento da região Norte.

A nova Comissão Permanente inicia funções com o compromisso de fortalecer a voz do Norte nas políticas públicas e de promover uma ação mais descentralizada, eficaz e alinhada com as necessidades reais do território.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Concerto Pascal do duo “Em Forma de Pêra” decorreu na noite de ontem na Igreja do Mosteiro de Ancede
4/04/2026
Duas atletas da AD Baião convocadas para treinar na Seleção Distrital Sub-12 Feminina pela primeira vez
3/04/2026
Marãovilhas em contagem decrescente - Evento Solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Baião
3/04/2026
AD Baião qualifica equipa sénior feminina para oitavos de final da Taça Nacional de Promoção
1/04/2026
Município de Baião alerta para candidatura de até 10 mil euros para reparação de habitações afetadas pelas recentes tempestades
1/04/2026
CPCJ de Baião lança campanha do Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2026
Piloto baionense Rafael Ribeiro compete no Troféu Norte de Motocross em Jovim, Gondomar
31/03/2026
Carlos Rodrigues estreia com recuperação notável e abandono por falha mecânica no Estoril
31/03/2026