Em
O Comércio de Baião

2024/08/16

INICIARAM AS FESTAS CONCELHIAS E DE SÃO BARTOLOMEU NA VILA DE BAIÃO

Destaque

Iniciaram hoje à noite, dia 16, as Festas Concelhias e de São Bartolomeu e vão decorrer até ao dia 24 de agosto.

Conforme publicamos na nossa última edição de dia 14, haverá um programa diversificado, cheio de grande animação e convívio que vai fazer de Baião o centro da região.

O presidente da Câmara, Paulo Pereira, destaca a relevância das festas como grande evento que marca o verão, “uma referência do nosso concelho que todos os anos atrai muitos visitantes e promove o reencontro e o convívio dos baionenses. É mais um motivo para que nos visitem e para darmos a conhecer as potencialidades de Baião. E são muitas, em vários domínios, cultural; ambiental, natural, patrimonial e humano. Sublinho o humano, este o nosso bem maior, as pessoas, os baionenses”, vincou, renovando o convite à participação.

Por seu lado, o presidente da Associação de Trabalhadores da Câmara de Baião, Filipe Ferreira, explica que o programa foi “preparado para agradar a um público diverso e abrangente, havendo o cuidado de ir ao encontro de maior número possível de sensibilidades, quer no que respeita aos gostos musicais, quer em outros eventos”, pelo que se espera, mais um ano com “muita participação dos baionenses e de visitantes”, revela.

Até ao dia 24, a vila de Baião é o palco do melhor ambiente de convívio, de partilha e de reencontro dos baionenses, reforçando e criando amizades, e acolhendo de forma franca e entusiasmada todos aqueles que nos visitam.

Mais uma vez, um programa vasto e diversificado, onde se multiplicam os atrativos, com espetáculos musicais, que vão desde a música ligeira, ao folclore, passando pelos sons tradicionais, serve de base para vivências inesquecíveis. 

Um ambiente de festa invade a sede do concelho, com vários grupos de bombos ou de concertinas a desfilarem pelas principais artérias da vila, assumindo a banda sonora dos dias e sublinhando o caráter genuíno das festividades. 

Mas também há artistas nacionais que, em Baião, vão mostrar o seu melhor, proporcionando espetáculos capazes de atrair muitos visitantes de todas as paragens, fazendo da nossa terra um privilegiado ponto de encontro.

A vertente religiosa assume maior relevo no dia 24 de agosto, feriado municipal, com a realização da tradicional Missa Solene (11h00) e a majestosa Procissão em honra de São Bartolomeu (18h00).

As Festas Concelhias e de São Bartolomeu são organizadas por uma Comissão de Festas liderada pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, com a participação de vários voluntários, e conta com o apoio do Município.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
ADCR Gestaçô derrotada em casa perante um candidato à subida
22/09/2025
AD Ancede empata em casa frente à AR Tuías (1-1)
22/09/2025
FC Frende estreia-se no campeonato com vitória sobre o Rio Mau FC (2-0)
22/09/2025
AD Baião soma a terceira vitória consecutiva e partilha a liderança da Divisão de Elite
22/09/2025
AD Baião apresenta oficialmente a sua equipa feminina com vitória sobre o SC Freamunde (5-2)
20/09/2025
MOTORPOR Usados inaugura espaço em Penafiel
19/09/2025
Entre Frankfurt e Loivos da Ribeira: uma história de amor que começou na Alemanha e já dura há mais de 50 anos
19/09/2025
Município de Mesão Frio abre candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo
19/09/2025
PUB