Em
O Comércio de Baião

2025/11/11

João Gonçalves eleito por unanimidade para liderar novo ciclo na CIM Douro

Destaque

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) inicia um novo ciclo de liderança para o mandato 2025-2029. Em reunião do Conselho Intermunicipal, realizada esta segunda-feira no Museu do Douro, João Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, foi eleito por unanimidade como novo Presidente da CIM Douro.

A presidência será acompanhada por dois vice-presidentes: Mário Artur Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Murça, e Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A eleição contou com a participação de representantes dos 19 municípios que compõem a Comunidade, marcando o início de quatro anos de mandato com foco no desenvolvimento sustentável e na coesão regional.

No seu primeiro discurso como Presidente, João Gonçalves destacou a importância da cooperação entre os municípios como motor de transformação do Douro:

“Nos próximos quatro anos, temos como missão consolidar a cooperação entre os 19 municípios para transformar o Douro num território mais competitivo, inovador e atrativo para viver, investir e visitar. Além do conhecimento e experiência adquiridos, sentimos o apoio de alguns colegas para continuar a contribuir, e, por isso, propus-me para presidente com entusiasmo, para afirmar conjuntamente a comunidade como uma entidade.”

A nova liderança da CIM Douro assenta em três pilares estratégicos:

  • Competitividade e Inovação: promoção de projetos que modernizem a economia regional e valorizem os recursos endógenos, em particular o património natural e vitivinícola classificado pela UNESCO;
  • Cooperação e Coesão: reforço da articulação entre os 19 municípios, garantindo um desenvolvimento equilibrado e sustentável;
  • Atração de Pessoas e Investimento: posicionar o Douro como um destino de qualidade de vida e polo de investimento, capaz de reter e atrair talento.

A CIM Douro, criada em 15 de janeiro de 2009, é uma associação de municípios de fins múltiplos que engloba 19 municípios, 217 freguesias, cerca de 180 mil habitantes e uma área de 4.032 km², abrangendo os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu. Tem como missão fomentar a cooperação regional, promover a coesão territorial, atrair investimento, estimular a inovação tecnológica e internacionalizar produtos e serviços da região.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Concerto Pascal do duo “Em Forma de Pêra” decorreu na noite de ontem na Igreja do Mosteiro de Ancede
4/04/2026
Duas atletas da AD Baião convocadas para treinar na Seleção Distrital Sub-12 Feminina pela primeira vez
3/04/2026
Marãovilhas em contagem decrescente - Evento Solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Baião
3/04/2026
AD Baião qualifica equipa sénior feminina para oitavos de final da Taça Nacional de Promoção
1/04/2026
Município de Baião alerta para candidatura de até 10 mil euros para reparação de habitações afetadas pelas recentes tempestades
1/04/2026
CPCJ de Baião lança campanha do Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2026
Piloto baionense Rafael Ribeiro compete no Troféu Norte de Motocross em Jovim, Gondomar
31/03/2026
Carlos Rodrigues estreia com recuperação notável e abandono por falha mecânica no Estoril
31/03/2026