Em
O Comércio de Baião

2025/12/05

Município de Baião destaca papel essencial das IPSS na Rede Social local

Destaque

O Município de Baião realizou, no dia 4 de dezembro, a audiência prévia prevista no Edital n.º 11/2025, enquadrada no processo de revisão do Código Regulamentar Municipal relacionado com a atribuição de apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e equiparadas.

As audiências decorreram individualmente com cada entidade candidata, entre as 9h15 e as 12h30, sob condução da Vereadora da Coesão Social e Habitação, Olívia Mendes, acompanhada pela técnica responsável pelos pareceres e análises técnicas, Arlete Miranda.

Deste encontro resultou a apresentação e clarificação dos pareceres técnicos, todos com pronúncia favorável, permitindo ao executivo municipal dar seguimento ao processo e submeter as candidaturas à apreciação da reunião de Câmara prevista para este mês.

Durante a sessão, a vereadora destacou o impacto das instituições no território, afirmando:

“As Instituições Particulares de Solidariedade Social têm-se afirmado como parceiros essenciais da Câmara Municipal de Baião na construção contínua e sustentada de uma maior coesão social. É intenção deste executivo estreitar e reforçar esta relação no futuro, valorizando o trabalho que diariamente desenvolvem junto das comunidades.”

A Presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, marcou presença nas audiências, reforçando o compromisso da autarquia com o setor social. Na sua intervenção, sublinhou que:

“As Instituições Particulares de Solidariedade Social são parceiras primordiais na nossa visão para a coesão social do território. Queremos trabalhar lado a lado, ouvindo-as e respeitando o conhecimento que estas nos alocam enquanto comunidade.”

O Município assumiu ainda o compromisso de voltar a reunir com as instituições no início do próximo ano, com o objetivo de dar continuidade ao diálogo e abordar outros assuntos para além das candidaturas agora avaliadas, fortalecendo a parceria com o tecido social do concelho.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Concerto Pascal do duo “Em Forma de Pêra” decorreu na noite de ontem na Igreja do Mosteiro de Ancede
4/04/2026
Duas atletas da AD Baião convocadas para treinar na Seleção Distrital Sub-12 Feminina pela primeira vez
3/04/2026
Marãovilhas em contagem decrescente - Evento Solidário a favor dos Bombeiros Voluntários de Baião
3/04/2026
AD Baião qualifica equipa sénior feminina para oitavos de final da Taça Nacional de Promoção
1/04/2026
Município de Baião alerta para candidatura de até 10 mil euros para reparação de habitações afetadas pelas recentes tempestades
1/04/2026
CPCJ de Baião lança campanha do Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
1/04/2026
Piloto baionense Rafael Ribeiro compete no Troféu Norte de Motocross em Jovim, Gondomar
31/03/2026
Carlos Rodrigues estreia com recuperação notável e abandono por falha mecânica no Estoril
31/03/2026