Em
O Comércio de Baião

2025/09/03

PSD ACUSA PS DE “UTILIZAÇÃO ABUSIVA DE RECURSOS PÚBLICOS”; MUNICÍPIO “CONSIDERA IMPORTANTE REPOR A VERDADE”

Destaque

O PSD Baião divulgou hoje, dia 3 de setembro, o seguinte comunicado:

 
“O PSD Baião vem publicamente denunciar a vergonhosa instrumentalização de um evento organizado pela Câmara Municipal de Baião para fins político partidários.

Ontem, dia 2 de setembro, o executivo municipal do Partido Socialista organizou um passeio para cerca de 1700 seniores à Quinta da Malafaia, financiado com recursos públicos da Câmara e verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um local icónico e frequentemente usado por partidos políticos para comícios pré-eleitorais.

Um momento que deveria ser de convívio da população idosa do concelho, transformou-se num autêntico comício socialista, com apelos explícitos ao voto nos atuais titulares de cargos autárquicos do PS.

Em plena festa, e com total consentimento por parte da organização, foi dada a palavra a uma Baionense que, no palco e perante todos os presentes, leu uma intervenção onde apelou diretamente ao voto no atual presidente da Junta de Freguesia e no atual presidente da Câmara Municipal.

Como se não bastasse, cerca de uma hora depois, foi novamente chamado ao palco outro cidadão que fez um apelo claro à continuidade do atual executivo. Num evento no qual não falou quem quis, mas sim quem a organização –a Câmara Municipal de Baião - escolheu e permitiu, o PSD não pode deixar de repudiar veementemente este tipo de comportamento, que revela não só desprezo pelas regras da democracia, mas também a falta de pudor e na utilização de recursos e eventos municipais para propaganda partidária. Assistimos, portanto, a uma instrumentalização descarada de um evento organizado pela Câmara para fins eleitorais, que se qualifica como um episódio completamente desnecessário, inaceitável e uma gravíssima violação à imparcialidade exigível aos titulares de cargos públicos presentes.

O PSD Baião considera este episódio uma afronta à democracia e à transparência que deve reger o exercício da atividade política.

Não aceitaremos que os recursos de todos sejam usados, a um mês das eleições, para propaganda eleitoral do Partido Socialista.

O concelho de Baião, os partidos políticos e os Baionenses merecem respeito pela liberdade, pela democracia e pela livre associação partidária sem condicionalismos.

A democracia não pode ser sequestrada por práticas que recordam os piores vícios da política do passado e o PSD está cada vez mais preocupado com a saúde democrática do concelho de Baião”.

 

Dando direito ao contraditório, o Jornal “O Comércio de Baião” quis saber o posicionamento da Câmara Municipal de Baião, que nos prestou o seguinte esclarecimento:


“Perante o comunicado divulgado pelo PSD Baião, a Câmara Municipal de Baião considera importante repor a verdade dos factos relativamente ao Passeio Sénior realizado no dia 2 de setembro, à Quinta da Malafaia.

 

  1. O Passeio Sénior é uma iniciativa de carácter social, cultural e recreativo, promovida anualmente pela Câmara Municipal de Baião, com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e de lazer à população sénior do concelho.
  2. No que respeita à animação verificada no recinto, importa esclarecer que a mesma foi integralmente da responsabilidade da unidade hoteleira que acolheu o evento. As intervenções espontâneas que tiveram lugar em palco não foram programadas, autorizadas ou controladas pela Câmara Municipal de Baião.
  3. A espontaneidade das intervenções pôde ser constatada no momento, por todos os que ali se encontravam, incluindo o candidato do PSD à Assembleia Municipal de Baião, assim como outras pessoas ligadas à mesma organização partidária.
  4. Importa também referir que a primeira das intervenções a que se refere o PSD, aconteceu após os seniores presentes terem cantado os parabéns a um dos participantes.
  5. De referir ainda, a propósito do local onde decorreu o encontro, a Quinta da Malafaia, que, ao contrário do que refere o PSD, a escolha nada tem a ver com calendários políticos, tratando-se de um espaço requisitado por inúmeros municípios de todos os quadrantes políticos.
  6. Só alguém mal-intencionado pode fazer uma tal leitura, e que nós repudiamos veementemente.
  7. Parece-nos que o PSD quer lançar ruído e tirar dividendos partidários, de uma situação que, apesar de reconhecermos que não deveria ter acontecido, foi absolutamente espontânea, imprevisível, e fora do controle dos elementos da equipa de apoio da Câmara, conforme foi presenciado por todos, incluindo o candidato do PSD à Assembleia Municipal.
  8. Aconselhamos o PSD a manter a calma, a serenidade e o discernimento mesmo em momentos de alguma ansiedade, muito próprios destes tempos de pré-campanha, centrando-se no que é verdadeiramente importante e usando métodos transparentes, honestos e legítimos na disputa eleitoral.
  9. A autarquia agiu, como sempre, no estrito cumprimento das suas responsabilidades e com total respeito pelos princípios da imparcialidade e do serviço público.
  10. A Câmara reafirma, assim, que não promoveu, nem incentivou, quaisquer manifestações de cariz partidário no âmbito deste encontro, que se destinou exclusivamente ao bem-estar e à valorização da população sénior do concelho.
  11. Importa sublinhar que a Câmara Municipal de Baião continuará a desenvolver este tipo de iniciativas em prol da comunidade, com transparência e dedicação, mantendo, como sempre, como prioridade o interesse público e o respeito pela democracia”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
AD Baião apresenta oficialmente a sua equipa feminina com vitória sobre o SC Freamunde (5-2)
20/09/2025
MOTORPOR Usados inaugura espaço em Penafiel
19/09/2025
Entre Frankfurt e Loivos da Ribeira: uma história de amor que começou na Alemanha e já dura há mais de 50 anos
19/09/2025
Município de Mesão Frio abre candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo
19/09/2025
Baião assinala a Semana Europeia do Desporto com atividades abertas à comunidade
19/09/2025
OneSTOP: Douro e Tâmega na linha da frente da investigação sobre espécies invasoras
19/09/2025
Associação Vale do Zêzere retoma aulas de Dança Contemporânea e Ballet
18/09/2025
Serra da Aboboreira em destaque na National Geographic
18/09/2025
PUB