2025/09/03
O PSD Baião divulgou hoje, dia 3 de setembro, o seguinte comunicado:
“O PSD Baião vem publicamente denunciar a vergonhosa instrumentalização de um evento organizado pela Câmara Municipal de Baião para fins político partidários.
Ontem, dia 2 de setembro, o executivo municipal do Partido Socialista organizou um passeio para cerca de 1700 seniores à Quinta da Malafaia, financiado com recursos públicos da Câmara e verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um local icónico e frequentemente usado por partidos políticos para comícios pré-eleitorais.
Um momento que deveria ser de convívio da população idosa do concelho, transformou-se num autêntico comício socialista, com apelos explícitos ao voto nos atuais titulares de cargos autárquicos do PS.
Em plena festa, e com total consentimento por parte da organização, foi dada a palavra a uma Baionense que, no palco e perante todos os presentes, leu uma intervenção onde apelou diretamente ao voto no atual presidente da Junta de Freguesia e no atual presidente da Câmara Municipal.
Como se não bastasse, cerca de uma hora depois, foi novamente chamado ao palco outro cidadão que fez um apelo claro à continuidade do atual executivo. Num evento no qual não falou quem quis, mas sim quem a organização –a Câmara Municipal de Baião - escolheu e permitiu, o PSD não pode deixar de repudiar veementemente este tipo de comportamento, que revela não só desprezo pelas regras da democracia, mas também a falta de pudor e na utilização de recursos e eventos municipais para propaganda partidária. Assistimos, portanto, a uma instrumentalização descarada de um evento organizado pela Câmara para fins eleitorais, que se qualifica como um episódio completamente desnecessário, inaceitável e uma gravíssima violação à imparcialidade exigível aos titulares de cargos públicos presentes.
O PSD Baião considera este episódio uma afronta à democracia e à transparência que deve reger o exercício da atividade política.
Não aceitaremos que os recursos de todos sejam usados, a um mês das eleições, para propaganda eleitoral do Partido Socialista.
O concelho de Baião, os partidos políticos e os Baionenses merecem respeito pela liberdade, pela democracia e pela livre associação partidária sem condicionalismos.
A democracia não pode ser sequestrada por práticas que recordam os piores vícios da política do passado e o PSD está cada vez mais preocupado com a saúde democrática do concelho de Baião”.
Dando direito ao contraditório, o Jornal “O Comércio de Baião” quis saber o posicionamento da Câmara Municipal de Baião, que nos prestou o seguinte esclarecimento:
“Perante o comunicado divulgado pelo PSD Baião, a Câmara Municipal de Baião considera importante repor a verdade dos factos relativamente ao Passeio Sénior realizado no dia 2 de setembro, à Quinta da Malafaia.