2025/04/24
A associação Vale do Zêzere vai organizar no próximo dia 24 de maio, a 2.ª rota do Vale do Zêzere em UMM, com partida da freguesia de Santa Marinha do Zêzere, em Baião.
César Carvalho, presidente da associação, revelou que, este ano, o passeio será mais focado em percorrer a zona oeste do concelho “permitindo-nos admirar paisagens deslumbrantes e explorar locais cheios de história e cultura”.
Acrescentou ainda que o percurso incluirá a visita à Fundação Eça de Queiroz, situada na Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, onde poderão explorar a casa que inspirou o romance «A Cidade e as Serras» e conhecer melhor a vida e obra de um dos maiores escritores portugueses.
Em seguida, no programa consta, uma pausa para um reforço alimentar na Área de Lazer de Ancede, proporcionando a todos a oportunidade de repor energias e conviver com outros UMMistas.
O passeio continuará com a visita ao Mosteiro de Ancede, um monumento de grande valor histórico, fundado no século XII, e onde atualmente se encontra o Centro Cultural de Baião.
A terminar, o percurso passará pela beira-rio, com uma paragem no Cais da Pala, onde poderão apreciar as vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro.
O organização garante que “Será um dia de convívio entre UMMistas, cheio de história, cultura e natureza, perfeito para recarregar energias e viver momentos inesquecíveis em boa companhia”.
Os apaixonados por esta atividade podem fazer a sua inscrição em https://bit.ly/44yCS3y