2025/07/01
A terceira edição da Revolução Grisalha celebra-se, desta vez, na Praça D. Manuel de Castro, na Vila de Baião entre os dias 4 e 6 de julho.
Com entrada gratuita, o festival promete animar toda a família, proporcionando uma viagem no tempo pelas décadas de 60, 70 e 80, com especial destaque para os anos 80.
A abertura oficial acontece às 18h30 de sexta-feira, dia 4, com a atuação do Grupo de Bombos, da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião.
Durante a tarde e noite, os visitantes poderão desfrutar de jogos arcade e flippers - máquinas que evocam memórias de tempos passados e despertam curiosidade entre os visitantes. Haverá ainda atividades infantis supervisionadas, insufláveis e áreas de restauração com petiscos e bebidas. Às 19h00, a Academia Liliana Castro apresenta performances de dança inspiradas na época, prometendo surpreender o público. Às 20h30, o grupo itinerante "Drama & Beiço" proporcionará um espetáculo animado, criando uma atmosfera descontraída para um jantar em família ou entre amigos.
Seguem-se os concertos de tributo aos Pink Floyd (21h30) e a Tina Turner (23h30). A noite encerra com os DJs Peter P. e Metropolis (01h30), revivendo grandes momentos musicais dos anos 80.
Em todos os dias do evento, a configuração da praça proporciona áreas confortáveis de sombra na zona superior, onde estão localizadas as zonas infantil e de arcade games, permitindo que visitantes de todas as idades possam desfrutar confortavelmente das atividades durante a tarde.
No sábado, dia 5, as portas abrem às 16h, colocando à disposição insufláveis e jogos arcade na zona "Kids and Games Zone".
À noite, às 20h30, João Paulo Vaz apresenta versões acústicas, seguido por um tributo aos U2 pela banda The Fly (21h30). O espetáculo inclui também uma performance especial da Associação Vale do Zêzere (22h45) e atinge o seu ponto alto com o concerto dos GNR às 23h, que comemoram este ano os seus 45 anos de carreira. O DJ Higuita encerra a noite (01h00).
Domingo, dia 6, abre especialmente dedicado às famílias às 12h. Destaca-se a exposição de carros clássicos (15h30), organizada pela Associação VWR Clube de Portugal, apresentando mais de duas dezenas de veículos antigos e coloridos, muito apreciados pelos visitantes na edição anterior. A tarde inclui animação infantil com o "Palhaço Companhia" (16h30), uma performance da escola de dança Byondance (17h30) e a "Tertúlia dos 40" (18h), com Carlos Daniel, João Ricardo Pateiro e Filipe Fonseca, onde se recordam momentos marcantes da televisão e rádio do passado.
Anabela Cardoso, vereadora que tutela os pelouros do Turismo e Cultura, realça que “este festival alia nostalgia e diversão em perfeita harmonia, permitindo a diferentes gerações partilhar momentos únicos num ambiente familiar e acolhedor, mostrando o dinamismo cultural e turístico de Baião”.
Por sua vez, Paulo Pereira, presidente da autarquia baionense, sublinha o caráter diferenciador e sustentável da Revolução Grisalha, salientando que “este festival demonstra o compromisso de Baião com o turismo sustentável, recentemente reconhecido com a certificação ‘Ouro’ da EarthCheck. Este evento ilustra a diversidade de iniciativas para todos os públicos e gostos, reforçando o município como destino turístico dinâmico e responsável”.
Com uma grande responsabilidade ambiental, o festival utiliza copos reutilizáveis e disponibiliza ecopontos, cinzeiros adequados e bebedouros distribuídos pelo recinto, promovendo um desenvolvimento turístico e cultural sustentável.