Em
O Comércio de Baião

2024/12/18

98% DA POPULAÇÃO COM MAIS DE 85 ANOS DA REGIÃO TÂMEGA E SOUSA ESTÁ VACINADA CONTRA À GRIPE

Cultura Destaque

Média nacional na mesma faixa etária é de 82%

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa vacinou, até 15 de dezembro, cerca de 98% da população da região, com o concelho de Baião inserido, com 85 ou mais anos, o grupo etário considerado mais vulnerável no processo de vacinação sazonal contra a gripe.

Os números representam um aumento de 10 pontos percentuais face ao período homólogo da campanha de 2023/2024, que rondava na mesma data os 88%.

Em média, nas quatro faixas etárias consideradas – 60/69 anos, 70/79 anos, 80/84 anos e mais de 85 anos – a cobertura vacinal situa-se nos 80%, o que corresponde a 86 mil inoculações.

Na faixa de mais de 85 anos, foram vacinados 10.394 cidadãos. Entre os 80 e os 84 anos, registaram-se até ao momento 9.455 vacinados. Entre os 70 e os 79 anos, foram 31.913 inoculações. Na faixa etária mais nova, entre os 60 e os 69 anos, o número de habitantes inoculados até ao momento é de 34.165.

A vacinação para a COVID-19 atingiu os 70% de cobertura na faixa etária dos 85 ou mais anos, quatro pontos percentuais acima da média nacional para as mesmas inoculações.

Para Henrique Capelas, “a vacinação é um processo muito importante para proteger a população mais vulnerável. O facto de termos os mais idosos praticamente todos vacinados antes do início do inverno é uma conquista que se deve, em primeiro lugar, aos profissionais de saúde da ULSTS. Sem eles, não seria possível”, referiu o Presidente do Conselho de Administração da ULSTS.

A campanha de vacinação continua a decorrer nos 11 concelhos de abrangência da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS), com inoculações nas unidades de saúde dos cuidados primários e na rede de farmácias.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026