Em
O Comércio de Baião

2024/10/25

“A MINHA CONCERTINA” NOVO EP & VIDEOCLIPE DAS IRMÃS BAIONENSES RITA & DANIELA

Destaque

Rita & Daniela, são naturais de Ancede, Baião, têm a música como parte central das suas vidas e acabam de lançar o seu novo EP & Videoclipe “A minha concertina”.

Rita começou no piano, depois tocou caixa num grupo de bombos, e em 2012 aventurou-se na concertina. Inspirada pela irmã, Daniela começou a aprender concertina de forma autodidata nesse mesmo ano.

Em 2015, formaram o grupo “Foles e Cantares”, dedicado à música popular portuguesa, com o qual viajaram pelo país.

Lançaram o primeiro cd em 2019 intitulado "Bota mais um copo". O grupo evoluiu, incorporando novos instrumentos, e em 2023 decidiram expandir os seus horizontes musicais, explorando novas possibilidades que as trazem até ao presente e à edição de três canções num novo EP.

Em "A minha concertina", celebra-se o laço especial entre o músico e a concertina, símbolo da música tradicional portuguesa. Com uma melodia alegre e enérgica, destaca-se o papel central deste instrumento nas festas e romarias, bem como a alegria que transmite.

"Vem cá menino", a segunda canção deste EP, evoca a inocência e a vivacidade da juventude. Com uma melodia ritmada, cativa pela simplicidade da sua mensagem: o convite para dançar e festejar, num cenário típico das festas populares, onde o convívio e a diversão são protagonistas.

Com "As meninas de Baião", escutamos uma homenagem às mulheres dessa região. Uma melodia cativante que captura a essência do tradicional “malhão”, numa recriação que reflete o orgulho local e a paixão que estas duas jovens emprestam à sua interpretação.

Três novas canções de Rita & Daniela que devolvem à música portuguesa a jovialidade e vitalidade, mantendo vivo o espírito das tradições e revitalizando as sonoridades mais populares, que de forma genuína apresentam ao público, no seu novo EP – “A minha concertina”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Utentes dos CACI da Santa Casa da Misericórdia de Baião visitaram exposição “Mãos com Arte” em Marco de Canaveses
3/12/2025
Baião assinala Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destacando respostas locais de apoio e inclusão
3/12/2025
Diogo Vieira sagra-se Campeão Nacional de Hard Enduro em Marco de Canaveses
3/12/2025
Modelos baionenses José Azeredo e Beatriz Venâncio representaram Portugal na final do Top Model Europe 2025
3/12/2025
CCDR Norte defende mais descentralização e autonomia regional em encontro que abrange municípios como Baião
3/12/2025
Baião em clima de dérbi: Frende, Gestaçô e Ancede animam a 1.ª Divisão da AF Porto
3/12/2025
Alunos do Agrupamento de Vale de Ovil visitam Fundação Eça de Queiroz no âmbito do Plano Anual de Atividades
3/12/2025
Francisco Lopes eleito presidente do Conselho Regional do Norte (CNR) - Ana Raquel Azevedo é a nova Secretária
2/12/2025
PUB