Em
O Comércio de Baião

2025/01/17

ABASTECIMENTO DE ÁGUA, CENTRAL DE BIOMASSA E VALORIZAÇÃO DO RIO TEIXEIRA NO MOTE DA REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE

Destaque

Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente, esteve presente, hoje, dia 17 de janeiro, em Baião para uma reunião com o executivo municipal e para visitar o Rio Teixeira, na Teixeira, e o local onde foi reconstruída a passagem hidráulica sobre o curso de água, no lugar da Moita, em Teixeiró. O governante valorizou os esforços de Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, analisando, que a autarquia se encontra num bom caminho, nomeadamente, na recuperação da floresta e recuperação e aproveitamento dos recursos hídricos e vincando que o plano do município está bem desenhado em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável. “Baião tem muitos planos ambiciosos para o futuro, nós esperamos ajudar a concretizar alguns deles, já foram submetidas algumas candidaturas, em parceria com o Ministério do Ambiente, que penso reunirem todas as condições para serem aprovadas”, disse.

Aos jornalistas, Emídio Sousa abordou a questão do Abastecimento de água em Baião, a criação de uma central de Biomassa no concelho e o projeto de valorização do Rio Teixeira.

Abastecimento de Água

Sobre a questão do abastecimento de água, o Secretário de Estado do Ambiente constata ser uma competência dos municípios, mas que se trata de um processo difícil, complexo, uma vez que, as verbas reservadas nos fundos comunitários são muitos escassas para a maioria deles. “Julgo que, por vezes, as metas a atingir têm que ser revistas, uma coisa é o investimento em água e saneamento nos municípios de grande densidade, onde se constrói um quilómetro de rede que abastece, por exemplo, cinco, seis, sete mil pessoas, outra coisa é um município como Baião, onde se abastece, no total, cinco ou seis mil pessoas e é necessário fazer centenas de quilómetros de redes”, comparou, explicando a necessidade de analisar soluções mais criativas neste assunto, que, segundo o próprio, o Ministério, em conjunto com as Águas do Norte, já estão a trabalhar. “As verbas são insuficientes, temos que ver uma forma de otimizar, mas eu ainda não consigo ter respostas, tenho que estudar melhor a situação”, concluiu.

Central de Biomassa

O governante diz ter analisado o projeto da autarquia de Baião acerca da Central de Biomassa, que pretende produzir energia a partir dos ventos, e explica que há diferente maneiras de abordar o assunto no futuro. “Há duas formas: ou a produção de energia a partir da biomassa ou a valorização da produção orgânica. Em qualquer das formas, julgo que o município fez bem o seu trabalho, agora iremos avaliar qual é a melhor solução”, afirmou.

Valorização do Rio Teixeira

A valorização do Rio Teixeira foi a terceiro assunto abordado por Emídio Sousa, que declarou à comunicação social, se tratar de uma candidatura já efetuada, com um valor superior a dois milhões de euros. “É bonito e penso que temos todas as condições para transformar mais um ativo no território. Há uma candidatura em curso e a nossa parceria vai estar ao lado do município desta candidatura”, completou. 

Paulo Pereira, presidente da Câmara de Baião, mostrou-se satisfeito pela vinda do governante ao município e pela forma breve e clara como se trataram os assuntos. Relevou que o Secretário de Estado do Ambiente se mostrou disponível para ajudar e deu o ‘ok’ a todos os projetos que a autarquia lhe apresentou. Ainda assim, explicou que “não há soluções imediatas para tudo” e há questões, como a da água e do saneamento, que são “desafios muito grandes pela frente”.

Ainda assim, questionado sobre o inicio previsto dos projetos abordados na reunião, o autarca mostrou-se positivo. “Alguns já começaram independentemente destes apoios, como a criação da área de paisagem protegida da Serra do Aboboreira. Infelizmente, depois de 30 anos, finalmente a tínhamos criado e o grande incêndio do ano passado estragou muito, mas mesmo assim, olhamos para ela como uma forma de começar do zero e fazer melhor e já estamos numa fase de rearborização. O projeto de valorização do rio, havendo a aprovação da candidatura, já temos tudo pronto para ficar concluído nos próximos meses. a área integrada da gestão da paisagem é um processo, que anda aqui há dois anos ou mais, mas, portanto, também já começa, finalmente, a ver a luz do dia. E a questão da água e do saneamento, temos para já um valor de cerca de 5 a 6 milhões de euros, e com financiamento por um lado com fundos comunitários, mas também com cerca de 30% do município. Penso que terão uma correspondência mais rápida no terreno”, constatou.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
MAIS DE 500 PESSOAS NO JANTAR DE APRESENTAÇÃO DO PS EM MESÃO FRIO
1/09/2025
PRESIDENTE DA CPCJ DE BAIÃO ALERTA PARA RETROCESSO NA PROTEÇÃO DA INFÂNCIA COM DECISÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1/09/2025
BAIONENSE PERDE REBANHO EM POSSÍVEL ATAQUE DE LOBOS
1/09/2025
GNR REFORÇA FISCALIZAÇÃO A MOTOCICLISTAS EM TODO O PAÍS
29/08/2025
ESPETÁCULO DE MÁRIO DANIEL REALIZA-SE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO
28/08/2025
HORÁRIOS DAS PROVAS ESPECIAIS DE CLASSIFICAÇÃO (PECS) DO XIV RALI DE MESÃO FRIO
27/08/2025
LOIVOS DO MONTE ACOLHE OPEN DAY DE MÚSICA E DESPORTO NOS DIAS 29 E 30 DE AGOSTO
27/08/2025
DE FRANÇA A BAIÃO EM BICICLETA: TEDDY MONTEIRO PERCORREU 1.774 KM EM 8 DIAS ATÉ LOIVOS DA RIBEIRA
27/08/2025