2026/01/18
A partir de ontem, dia 17 de janeiro, a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, Baião, passou a contar com seis elementos dos seus quadros com formação certificada em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).
Esta iniciativa teve como objetivo abranger a maioria das modalidades desportivas da associação, bem como o rancho folclórico, garantindo que cada grupo disponha de pelo menos, de uma pessoa habilitada a intervir em situações de emergência, nomeadamente em casos de paragem cardiorrespiratória.
A formação integrou um programa promovido pelo Município de Baião em 2025, que visa equipar edifícios públicos com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) e proporcionar formação certificada aos cidadãos com intervenção direta nesses espaços, neste caso, o pavilhão da associação.
A Direção da ACR de Santa Cruz do Douro congratula os formandos pelo empenho, dedicação e sucesso demonstrados ao longo desta formação.
Nunca é demais relembrar que, em Portugal, ocorrem anualmente cerca de 10.000 casos de morte súbita cardíaca, dos quais apenas cerca de 3% das vítimas sobrevive.
Assim, é fundamental que cada vez mais pessoas adquiram competências em SBV-DAE, contribuindo para salvar mais vidas.