Em
O Comércio de Baião

2025/07/04

A.D. ANCEDE CAMPEÃ, MAS IMPEDIDA DE SUBIR: DIREÇÃO ASSUME FALHA ADMINISTRATIVA E REFORÇA COMPROMISSO COM O FUTURO

Desporto Destaque

A época 2024/2025 ficará para sempre marcada na história da Associação Desportiva de Ancede. A equipa sagrou-se campeã da sua série, num percurso notável de esforço, união e paixão pelo futebol. No entanto, apesar da conquista em campo, o clube foi impedido de subir à Divisão de Honra devido ao incumprimento de requisitos administrativos.

A Direção da A.D. Ancede emitiu um comunicado sentido, dirigido a jogadores, equipa técnica, sócios, adeptos e amigos, onde expressa profunda tristeza e assinala o momento com um forte sentido de responsabilidade.

“Fomos campeões com todo o mérito e justiça. Esse título é nosso, e ninguém nos pode tirar o que conquistámos dentro de campo”, lê-se na nota. No entanto, a subida de divisão acabou por não se concretizar, na sequência de uma denúncia que levou à verificação da ausência da certificação obrigatória para clubes que ambicionam competir na Divisão de Honra.

Num gesto de transparência e humildade, a Direção assume a falha sem rodeios: “Deveríamos ter verificado e assegurado todos os pontos regulamentares no início da época. O nosso crescimento foi rápido e, talvez por isso, não estivemos à altura dessa exigência. Falhámos convosco.”

Apesar do desfecho amargo, o clube reforça o seu compromisso com o futuro: “Continuamos de pé, com a mesma paixão, com a mesma dedicação, e com a mesma garra que sempre nos moveu. Não desistimos e não vamos desistir!”

A mensagem termina com um agradecimento a todos os que têm apoiado o clube, e com um apelo à união para a nova etapa que se avizinha: “Vamos mostrar o que é a A.D. Ancede. Porque aqui, ‘A nossa sede é vencer!’”

Com 44 anos de história e uma identidade marcada pelo esforço e pela superação, a A.D. Ancede promete continuar a lutar por mais páginas de glória no futebol regional.

Na sequência deste desfecho, a A.D. Ancede irá manter-se na 1.ª Divisão da AF Porto, onde voltará a competir na próxima época, juntamente com a AD Baião ‘B’, a ADCR Gestaçô e o FC Frende – outras formações do concelho de Baião que também marcarão presença neste escalão.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Máquina de rasto da CIM-Tâmega e Sousa inicia gestão florestal em Baião
22/05/2026
Vítor Pascoal prepara-se para segunda prova do Portugal Rally Series em Ponte de Lima
22/05/2026
Secretário de Estado da Cultura visita sessão de encerramento da FELIBA 2026 em Baião
21/05/2026
Associação Os Amigos de Ovil entrega 1.500 euros aos Bombeiros de Baião
21/05/2026
Agrupamento de Escolas de Eiriz/Baião celebra o Dia da Família com atividades intergeracionais
21/05/2026
Motociclista sofre acidente grave e é atropelado por camião
20/05/2026
Baião lança serviço digital para consulta automática dos Planos Municipais de Ordenamento do Território
20/05/2026
CIM do Tâmega e Sousa apresenta livro sobre o 25 de Abril na imprensa regional
20/05/2026
PUB