2025/07/04
A época 2024/2025 ficará para sempre marcada na história da Associação Desportiva de Ancede. A equipa sagrou-se campeã da sua série, num percurso notável de esforço, união e paixão pelo futebol. No entanto, apesar da conquista em campo, o clube foi impedido de subir à Divisão de Honra devido ao incumprimento de requisitos administrativos.
A Direção da A.D. Ancede emitiu um comunicado sentido, dirigido a jogadores, equipa técnica, sócios, adeptos e amigos, onde expressa profunda tristeza e assinala o momento com um forte sentido de responsabilidade.
“Fomos campeões com todo o mérito e justiça. Esse título é nosso, e ninguém nos pode tirar o que conquistámos dentro de campo”, lê-se na nota. No entanto, a subida de divisão acabou por não se concretizar, na sequência de uma denúncia que levou à verificação da ausência da certificação obrigatória para clubes que ambicionam competir na Divisão de Honra.
Num gesto de transparência e humildade, a Direção assume a falha sem rodeios: “Deveríamos ter verificado e assegurado todos os pontos regulamentares no início da época. O nosso crescimento foi rápido e, talvez por isso, não estivemos à altura dessa exigência. Falhámos convosco.”
Apesar do desfecho amargo, o clube reforça o seu compromisso com o futuro: “Continuamos de pé, com a mesma paixão, com a mesma dedicação, e com a mesma garra que sempre nos moveu. Não desistimos e não vamos desistir!”
A mensagem termina com um agradecimento a todos os que têm apoiado o clube, e com um apelo à união para a nova etapa que se avizinha: “Vamos mostrar o que é a A.D. Ancede. Porque aqui, ‘A nossa sede é vencer!’”
Com 44 anos de história e uma identidade marcada pelo esforço e pela superação, a A.D. Ancede promete continuar a lutar por mais páginas de glória no futebol regional.
Na sequência deste desfecho, a A.D. Ancede irá manter-se na 1.ª Divisão da AF Porto, onde voltará a competir na próxima época, juntamente com a AD Baião ‘B’, a ADCR Gestaçô e o FC Frende – outras formações do concelho de Baião que também marcarão presença neste escalão.