Com as bancadas do Estádio do Prenhô praticamente completas, a Associação Desportiva de Baião recebeu a Associação Desportiva Várzea Futebol Clube num jogo a valer para a sexta jornada da Série 3 da Divisão de Honra da AF Porto.
Antes do apito inicial, em tom de homenagem, a tradicional caminhada das três equipas até junto dos adeptos foi acompanhada pelos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere. Também a receita do sorteio da AD Baião reverteu a favor do quartel Zêzerense.
De volta às quatro linhas, à partida para o encontro, A AD Baião vinha de um empate a zeros frente à UD Torrados e a AD Várzea FC de uma vitória tranquila por três bolas a zero sobre o Águias de Figueiras.
Com ambas as equipas invictas na prova e a precisar de ganhar para continuar na cola dos primeiros lugares o jogo foi como se esperava: “quentinho”.
Apesar das poucas oportunidades de golo, a primeira parte foi bem disputada e com um nível de intensidade bastante elevado. O destaque dos primeiros 45 minutos vai para uma grande defesa do guarda-redes visitante, Artur Sampaio, a um livre batido por Tiago à entrada da área.
As equipas foram para o intervalo empatadas a zeros.
Na segunda parte, a AD Baião entrou melhor e chegou ao golo antes da primeira hora de jogo. Tiago descobriu Jailson dentro da área e, com toda a calma, o avançado teve a frieza necessária para tirar a bola do guarda-redes contrário e anotar o seu primeiro golo da época.
No seguimento, o jogo continuou apenas com um sentido e, sem surpresas, a AD Baião chegou novamente ao golo. Através da conversão de um pontapé livre descaído para o lado esquerdo do relvado, Luís Lima fez o 2-0 e estreou-se também a marcar na época 2024/25.
Antes dos descontos, a AD Várzea FC ainda conseguiu reduzir, mas o golo acabou por ser invalidado por fora de jogo.
Terminados os 90 minutos, a vitória assentou bem à formação baionense que ascendeu assim à segunda colocação do campeonato com 11 pontos, menos 1 do que o novo líder, o SC Rio de Moinhos.
O encontro fica ainda marcado por alguns desacatos na bancada visitante, os quais obrigaram mesmo à interrupção do encontro durante breves minutos até os ânimos se acalmarem.
A AD Baião entrou em campo com o seguinte 11:
Pedro Santos, Miguel Silva, João Pedro, Cláudio, André Alves, Santos, Tiago, André Freitas, Henrique, Jorge Costa e Jailson.
Jogaram ainda:
Lima, Kakou, Rafa Ribeiro, Picaxo e Eusébio.
Na próxima semana a AD Baião vai até Felgueiras medir forças com o CRCD Varziela, 12º colocado com 4 pontos.