Em
O Comércio de Baião

2025/06/06

AD BAIÃO PRETENDE CHEGAR AOS CAMPEONATOS NACIONAIS NAS PRÓXIMAS TRÊS TEMPORADAS

Desporto Destaque

Em entrevista à Associação de Futebol do Porto (AF Porto), a Associação Desportiva de Baião projetou o seu futuro próximo e os objetivos para as próximas temporadas.

Desde que Tiago Freitas foi eleito presidente, um novo projeto desportivo começou a ser implementado e tem contado com a colaboração da autarquia, que financiou um novo relvado sintético de aproximadamente 300 mil euros, inaugurado no passado mês de março. Além do relvado foram feitas obras ao nível das infraestruturas de eletricidade, saneamento, abastecimento de água e gás. As bancadas foram pintadas, além de outras melhorias realizadas, tornando o espaço mais acolhedor para atletas e adeptos.

Após o término da presente temporada, a direção anunciou a saída de Eduardo Mota do leme da equipa principal e apresentou Luisinho como novo timoneiro da equipa, um nome relativamente conhecido do futebol português. O treinador trabalhou esta época na Liga 3, ao serviço do Vilaverdense FC, depois de na temporada passada ter conduzido o SC Coimbrões à subida ao Campeonato de Portugal e à vitória na Taça AF Porto.

Tiago Freitas, presidente da AD Baião, esclareceu que o grande objetivo do clube “é alcançar os nacionais em três temporadas. Por isso, o Baião será candidato a vencer todas as competições em que entrar. Queremos criar infraestruturas, um centro de estágio diferenciado no interior do país, até para ajudar a combater a desertificação do interior. Mas o nosso projeto desportivo é muito ambicioso, não queremos parar pelo Campeonato de Portugal”.

Nesta temporada que findou, a direção assinou contratos profissionais com jogadores que são apostas fortes no projeto, mas pretende continuar a desenvolver o clube a todo o vapor. “A criação da SAD está em curso e deverá ficar validada durante o defeso. Depois serão postas em prática outras fases do projeto desportivo que temos desenhado. Esta época já começamos a implementar algumas coisas e a profissionalizar, investimos em recursos técnicos e em pessoal qualificado. Tivemos algumas dificuldades e alguns anticorpos que tivemos de ultrapassar. Entretanto, mudamos o sintético e conseguimos três estrelas na certificação, muito perto das quatro. Fizemos algumas obras, enfim, não tem havido só o investimento na equipa”, explicou o presidente responsável pelo investimento que tem sido feito.

Também com a contratação de Luisinho, o projeto desportivo ganhou um novo rosto e deu mais um passo importante.

“Falei com o presidente e entendi que era um projeto sólido. Imagino que pode parecer confuso estar na Liga 3 e baixar a esta divisão, mas acredito no projeto e acima de tudo nas pessoas, que foram sérias e transparentes e que apresentaram um projeto com pernas para andar”, justificou Luisinho. “Sou uma pessoa que gosta de trabalhar a longo prazo e o clube deu-me condições e ferramentas que muitos clubes não têm. Aliás, encontrei um clube bastante evoluído para o patamar em que se encontra e isso também me motivou, além de ser a cara do projeto. Dei um passo atrás, mas olho para um projeto com um futuro risonho. Foi o projeto e as pessoas que me convenceram”, acrescentou.

O desafio é grande, mas o treinador não escondeu a confiança “têm jogadores com contrato profissional, o que quer dizer que há uma aposta a longo prazo. O facto de o presidente ser de Baião dá estabilidade e é sinal que vai levar o seu tempo. O objetivo é escalar até aos nacionais. Tenho consciência de que não será fácil competir na Associação de Futebol do Porto, porque há muitas equipas de qualidade. Mas temos de passar por este processo, com estabilidade para trabalhar, tanto para os jogadores, como para o treinador. Vamos ter um desafio que nos vai colocar à prova. Eu próprio comecei debaixo. Mas senti que me queriam no Baião e quando é assim torna-se mais fácil, agora vou procurar estar à altura”, frisou. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026