2024/06/07
A Associação Desportiva de Baião (A.D.Baião), obteve o estatuto de "Escola de Futebol 2 Estrelas" para a época 2023/2024, com uma pontuação global de 50,25 em 100 possíveis, pela Federação Portuguesa de Futebol.
Cumpriu com 52/67 critérios obrigatórios, nomeadamente ao nível do Planeamento e Orçamento, da Estrutura Organizacional, do Recrutamento, do Acompanhamento Médico-Desportivo, da Formação escolar, Pessoal e Social, dos Recursos Humanos e das Instalações e Logística.
O processo de certificação da FPF enquadra 3 principais conceitos: Entidades Formadoras (5, 4 e 3 estrelas); Escolas de Futebol/Futsal (2 e 1 estrela); Centros Básicos de Formação de Futebol/Futsal.
De acordo com a FPF “para além do imperativo legal, o processo assumiu desde o início o objetivo de avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as Entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a jovens praticantes até aos 19 anos e, dessa forma, contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação dos praticantes em Portugal”.
Lembramos que o processo de certificação de entidades formadoras foi iniciado pela FPF em 2015, tornando-se, num fator obrigatório para competir em determinadas provas nacionais ou para registar contratos de formação desportiva.
Fonte da A.D. Baião, salientou que ”Temos a perfeita consciência de que estamos no início de um processo longo, exigente e de resiliência, mas, é fulcral que se continue a investir nos jovens Baionenses, contribuindo para o melhor acompanhamento dos futuros Homens de Baião”.
A Associação Desportiva de Baião vê assim reconhecidos os seus padrões de trabalho junto da Federação Portuguesa de Futebol, sobre os quais esta instituição irá estar empenhada, para que, a curto prazo, consiga atingir o patamar de Entidade Formadora 3 estrelas.
“Este reconhecimento, para com a A.D.Baião, traduz a sua considerável qualidade e compromisso no panorama do futebol português, valorizando também o Concelho de Baião. Este resultado é fruto do empenho e dedicação de todos os membros afetos ao departamento de futebol formação, nomeadamente dirigentes, treinadores, técnicos de saúde, atletas, encarregados de educação, colaboradores e parceiros”, sublinhou a mesma fonte.