2025/11/26
O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, no Alentejo, acolheu, na passada segunda-feira, dia 24 de novembro, a cerimónia de entrega de prémios do concurso “Ser Escritor é Cool” – edição 2024-2025, reunindo alunos, docentes, famílias e comunidade numa celebração dedicada à criatividade, ao talento e à paixão pela escrita.

Na categoria do 3.º ciclo, a aluna Maria Beatriz Oliveira Costa, do Agrupamento de Escolas de Eiriz – Baião, conquistou o 1.º lugar nacional, distinguindo-se entre participantes de escolas de todo o país. O concurso é promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que felicitou todos os concorrentes, as escolas envolvidas e os parceiros locais por mais uma edição inspiradora.

Em declarações ao nosso jornal, o diretor do Agrupamento de Escolas de Eiriz, Nélson Carneiro, destacou a importância da iniciativa:
“A atividade do ‘Ser Escritor é Cool’ valoriza a literacia da escrita, num contexto em que as bibliotecas escolares são espaços de múltiplas literacias — da leitura, da escrita, da informação, dos média e digital. Ganhar um prémio de âmbito nacional ligado à escrita muito honra este agrupamento.”
O diretor deixou ainda palavras de incentivo à aluna:
“Quero dar os parabéns à Beatriz Oliveira e dizer para não desistir. Muitas vezes é a partir destes pequenos prémios que se alcançam novas oportunidades no mundo da escrita. Que este prémio seja também um mote para os restantes alunos colocarem os seus talentos ao serviço da comunidade.”
Atualmente aluna do 9.ºA, Beatriz não escondeu a surpresa e a emoção pelo reconhecimento:
“Quero agradecer à minha professora bibliotecária, Florbela Rocha, que me incentivou a participar. Não tinha esperança de ficar em primeiro lugar a nível nacional. Para mim, para os meus pais e amigos é um orgulho enorme, e acredito que também seja para a escola, porque é muito raro ganhar um prémio nacional.”
.jpg)