2025/03/24
As participações dos alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião na iniciativa "A Raposa Chama" foi reconhecida com distinções significativas: os alunos do Centro Escolar de Eiriz foram contemplados com o 1.º Prémio no 1.º Escalão, arrecadando um valor de 500€, enquanto os alunos do Centro Escolar de Campelo conquistaram o 3.º Prémio no 2.º Escalão, com um valor de 150€.
Estes prémios resultam da participação do Município de Baião, em julho de 2024, numa atividade de divulgação do projeto “A Raposa Chama”, no âmbito da Campanha Nacional “Portugal Chama”, que tem como principal objetivo sensibilizar e educar crianças e jovens sobre os comportamentos de risco de incêndio, promovendo a consciencialização ambiental junto das suas famílias e comunidades.
O Município de Baião foi desafiado pela AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais a participar no 1.º Concurso Nacional “Raposa Chama”, dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. A temática do concurso incidiu sobre a questão “Como proteger um espaço que valorizas dos incêndios rurais?”, incentivando a criatividade e o envolvimento dos mais jovens na prevenção dos fogos florestais.
A dinamização do projeto esteve a cargo dos Professores das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, que motivaram os seus alunos a participar e se empenharam na concretização das propostas. Como resultado deste esforço coletivo, cada Agrupamento apresentou uma candidatura com uma maquete alusiva à natureza e à proteção contra incêndios.
O Município de Baião felicita todos os alunos, professores e envolvidos neste projeto, sublinhando o impacto positivo da iniciativa na formação das novas gerações para a proteção do património natural e a prevenção dos incêndios rurais.