2025/03/24
A segunda fase da sessão distrital do projeto ‘Parlamento dos Jovens’, ao nível do ensino básico, decorreu no dia 17 de março, no Centro Cultural de Paredes, e contou com a presença de Beatriz Miranda, Caetana Barros e Beatriz Silveira, alunas do 9ºB do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil e de Ana Beatriz Ribeiro, a Ana Beatriz Marques e a Lara Cardoso, alunas do 9ªB do Agrupamento de Escolas de Eiriz – Ancede. Segundo as coordenadoras do projeto destinado ao ensino básico do AEVO, Vera Monteiro e Maria Luíza Lencastre, as estudantes “demonstraram sempre uma atitude proativa nas várias fases da sessão, desenvolvendo mais e melhor as competências exigidas para este tipo de projeto”. Por sua vez, a direção do Agrupamento de Eiriz conta que as alunas “levavam pelo caminho um nervosismo típico da ocasião, mas acima de tudo a esperança de deixar uma marca positiva. Ao longo do dia, e após a participação com a apresentação e defesa das medidas, foram dando sinais desse crescimento, em que ganham todos os que participam, e criam laços que esperamos de confiança, maturidade e responsabilidade”.
Ao nível do ensino secundário, a segunda fase do projeto do Parlamento dos Jovens aconteceu no dia 19 de fevereiro, na sede do IPDJ, no Porto, com a realização da eleição dos elementos para a mesa da sessão distrital, na qual participou, ao nível do ensino secundário, o aluno David Rocha do 11ºC.
A sessão distrital decorreu nos dias 10 e 11 de março, em Vila Nova de Gaia.
O Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil esteve representado pelos alunos Afonso Pereira, da turma 11ºA e Francisca Pinheiro, da turma 12.ºA.
“Os alunos envolvidos assumiram, desde logo, um compromisso e empenho constantes nas sessões, o que lhes permitiu desenvolver competências ao nível do diálogo; da capacidade de argumentação e de refutação; da persuasão e do consenso; da resolução de problemas e da apresentação de soluções para as propostas apresentadas. Em síntese, o balanço desta fase do projeto foi muito positivo para os alunos que nela participaram”, indicam as coordenadoras do projeto destinado ao ensino secundário Cátia Silva e Vera Monteiro.