2026/02/03
O Serviço Educativo da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira (PPRSA) está a levar às escolas a atividade “A Serra da Aboboreira vai à escola”, uma iniciativa que tem como objetivo aproximar os alunos das temáticas da sustentabilidade ambiental e do património natural e cultural da região.
Integrada no Plano de Atividades do Serviço Educativo da PPRSA, a ação teve início no começo de janeiro no concelho de Baião, envolvendo cerca de 160 alunos do 4.º ano de escolaridade dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.
.jpg)
Ao longo das sessões, os alunos são convidados a descobrir o território da Serra da Aboboreira através de experiências educativas e interativas, adaptadas à sua faixa etária.
As atividades promovem o contacto com a biodiversidade, os ecossistemas e a conservação ambiental de forma lúdica, criativa e participativa.
Um dos destaques é o jogo de tabuleiro pedagógico “Descobrir a Serra da Aboboreira”, que permite sensibilizar os mais novos para a importância da valorização e proteção do património natural, tornando a aprendizagem dinâmica e envolvente.
Mesmo sem sair da sala de aula, os alunos ficam a conhecer a riqueza natural e cultural da Serra da Aboboreira, criando uma ligação afetiva ao território e reforçando a consciência ambiental desde cedo.
.jpg)
Após a passagem por Baião, as sessões vão decorrer durante os meses de fevereiro, março e abril nos Agrupamentos de Escolas dos concelhos de Amarante e Marco de Canaveses.
A iniciativa é promovida pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega, entidade gestora da PPRSA, contando com o apoio dos respetivos Municípios.