Em
O Comércio de Baião

2023/12/29

AMDT ENTREGOU MANUAIS ESCOLARES SOBRE A SERRA DA ABOBOREIRA A 1.240 ALUNOS DE AMARANTE, BAIÃO E MARCO

Atualidade Destaque Última Hora

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) entregou a 1.240 alunos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses os manuais escolares do Projeto Pedagógico da Serra da Aboboreira.

A entrega decorreu no dia 20 de dezembro e “resulta da iniciativa pioneira de sensibilização ambiental focada na juventude da região da Serra da Aboboreira por forma a que estes possam apreender mais sobre o seu património natural, cultural e paisagístico”, indica fonte da associação.

O grupo de trabalho da AMDT deslocou-se aos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, municípios envolventes do projeto da Serra da Aboboreira, para entregar os materiais para que posteriormente possam ser entregues a todos os alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo e 3.º ciclo.

Através destes cadernos de atividades, os alunos dos seis aos 15 anos são convidados a conhecer mais sobre o seu território e a desenvolver atividades relacionadas com a preservação ambiental, seja por meio de atividades nas escolas ou junto da família.

Esta ação de entrega de materiais está incluída no projeto mais amplo sobre a consciencialização da comunidade para as questões ambientais, pelo que não se fica apenas pela entrega dos cadernos de atividades, mas também por sessões de formação que vão equipar os professores com ferramentas e métodos eficazes para a promoção do território.

A AMDT tem, ainda, programada uma exposição itinerante com o objetivo de chegar a um maior número de pessoas, passando por várias localidades, aumentando a consciencialização e apreciação do nosso património natural entre as comunidades locais, nomeadamente, dos três municípios que abrangem a Serra da Aboboreira.

“É com grande satisfação que partilho a inovadora iniciativa de sensibilização ambiental centrada na notável Serra da Aboboreira, uma joia do nosso território. Este projeto, dedicado à educação e ao envolvimento dos jovens dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, não é apenas um compromisso com o meio ambiente, mas também um investimento no futuro sustentável da nossa comunidade. Através de parcerias estratégicas com agrupamentos escolares, estamos a dar vida a uma série de atividades educativas que prometem inspirar e capacitar a próxima geração a serem protetores conscientes do nosso património natural. Acredito firmemente que, ao nutrir esta ligação entre os jovens e o meio ambiente, estamos a semear as sementes de um futuro mais verde e próspero para todos nós”, refere a presidente do Conselho Diretivo da AMDT, Cristina Vieira, citado no comunicado.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
BAIÃO INVESTE 84 MIL EUROS NA REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA ENVOLVENTE DA ESTAÇÃO DE AREGOS
2/09/2025
ASSOCIAÇÃO DE UTENTES DE EIRIZ REIVINDICA MELHORES CONDIÇÕES E PROPÕE CRIAÇÃO DE USF AUTÓNOMA
2/09/2025
MAIS DE 500 PESSOAS NO JANTAR DE APRESENTAÇÃO DO PS EM MESÃO FRIO
1/09/2025
PRESIDENTE DA CPCJ DE BAIÃO ALERTA PARA RETROCESSO NA PROTEÇÃO DA INFÂNCIA COM DECISÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1/09/2025
BAIONENSE PERDE REBANHO EM POSSÍVEL ATAQUE DE LOBOS
1/09/2025
GNR REFORÇA FISCALIZAÇÃO A MOTOCICLISTAS EM TODO O PAÍS
29/08/2025
ESPETÁCULO DE MÁRIO DANIEL REALIZA-SE NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO
28/08/2025
HORÁRIOS DAS PROVAS ESPECIAIS DE CLASSIFICAÇÃO (PECS) DO XIV RALI DE MESÃO FRIO
27/08/2025
PUB