2025/12/12
Baião passa a ter um papel reforçado na liderança intermunicipal da região do Douro e Tâmega. A presidente da Câmara Municipal de Baião, Ana Raquel Azevedo, foi eleita vice-presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), durante a reunião de instalação do órgão para o mandato 2025-2029, realizada na manhã de 12 de dezembro, na sede da associação.
.jpg)
A liderança da AMDT será assumida por Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, eleito por unanimidade para a presidência do Conselho Diretivo, sucedendo a Cristina Vieira, autarca do Marco de Canaveses. Na mesma reunião foi igualmente aprovada, também por unanimidade, a continuidade de Ricardo Magalhães como secretário-geral da AMDT.
.jpg)
Durante a sessão, o novo presidente da AMDT destacou o papel determinante da associação na “captação de fundos comunitários para a região do Douro e Tâmega”, salientando ainda a importância da atuação conjunta entre municípios para a valorização do território. Entre as áreas prioritárias referiu “a conservação do património histórico e cultural, a promoção turística, a valorização dos produtos endógenos e a gestão da Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira” — área que Baião partilha diretamente com Amarante e Marco de Canaveses.
Já para a presidência da mesa da Assembleia Intermunicipal foi eleita a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, acompanhada por Fernando Silvério, presidente de Resende, como vice-presidente, e por José Peixoto Lima, autarca de Celorico de Basto, enquanto secretário.
O Conselho Diretivo agora em funções integra os presidentes dos cinco municípios que compõem a AMDT: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Resende.
.jpg)