Em
O Comércio de Baião

2025/01/14

ANTÓNIO MOTA LANÇOU HOJE O SEU NOVO ROMANCE JUVENIL "ESPERA POR MIM"

Cultura Destaque

O novo romance juvenil do escritor Baionense, António Mota, com o título de “Espera Por Mim”, já se encontra nas livrarias.

Editado pela Asa, com ilustrações de Alex Gozblau, com capa mole e 228 páginas, esta nova obra do nosso conterrâneo, como já nos habituou, vai traduzir-se certamente num verdadeiro sucesso.

Para abrir um pouco o “véu”, deixámos aos nossos leitores uma pequena sinopse: “Saul Antonino nunca tinha feito uma viagem de comboio sozinho. Enfrentar o desconhecido era um bocado assustador. Dois ou três dias antes da partida, sonhou que o comboio parava e ele não conseguia levantar-se para sair da carruagem porque estava cola do ao lugar, e quanto mais força fazia para se libertar, mais lá ficava preso. Sentia que os pés estavam colados aos ténis, e os ténis estavam colados ao chão. Estar no centro desta aventura autêntica também era muito excitante. Era bom conseguir fazer as tarefas novas sozinho. Sabia-lhe bem crescer”.

Nunca é demais lembrar que este ilustre escritor, nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, a 16 de julho de 1957. Cedo concluiu o curso do Magistério Primário e aos 18 anos era já professor do Ensino Básico. Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado A Aldeia das Flores, e não mais parou de escrever, tendo-se dedicado essencialmente à literatura infantojuvenil com mais de 80 obras publicadas. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para Pedro Alecrim, o Prémio António Botto (1996) para A Casa das Bengalas e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria "Livro Ilustrado" (2004), para Se eu fosse muito magrinho (com ilustrações de André Letria). Em 2014 e 2015 foi nomeado para o prémio ALMA, um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil.

Parabéns ao nosso querido amigo, António Mota.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Amigos de Ovil” organizam torneio de sueca no dia 21 de dezembro
9/12/2025
Equipa feminina da AD Baião vence fora de portas e reforça 4.º lugar no campeonato
9/12/2025
ULS Tâmega e Sousa recebe distinção por projeto pioneiro implementado em Baião
9/12/2025
FC Frende vence dérbi concelhio e aproxima-se dos lugares de subida
9/12/2025
Primeiro-Ministro estará em Baião numa sessão de atribuição de equipamento para prevenção de incêndios rurais
8/12/2025
Jantar de Natal da EKA Baião celebrou união reconhecimento e espírito de equipa
8/12/2025
Baião recebe 2.º Encontro Clube TT “Os Primos” em ação solidária por Diogo Pinto
7/12/2025
OPINIÃO: O homem por quem Álvaro Cunhal e toda a população de Alhandra choraram
7/12/2025
PUB