Em
O Comércio de Baião

2024/01/31

ARRANCA EM FEVEREIRO A CONSTRUÇÃO DA NOVA PONTE ENTRE ANQUIÃO-GESTAÇÔ E MESÃO FRIO

Atualidade

A obra de reconstrução da ponte sobre o rio Teixeira, em Anquião-Gestaçô, na ligação geográfica entre os concelhos de Baião e Mesão Frio, vai começar na segunda quinzena de fevereiro, informou hoje o Município Baionense em nota de imprensa.

Recorde-se que a travessia se encontra interdita ao trânsito automóvel, desde o ano passado, na sequência de um acidente rodoviário que provocou a derrocada da grade de proteção de uma das margens da passagem sobre o rio Teixeira.

A decisão de interdição foi tomada pelos presidentes das Câmaras de Baião, Paulo Pereira, e de Mesão Frio, Paulo Silva, na sequência dos resultados apresentados após Vistoria Técnica de Emergência, sobre as condições da estrutura e no sentido de acautelar a segurança de pessoas e bens.

Refere a nota que tratando-se de uma obra prioritária “foram agilizados os procedimentos de modo a que o processo se desenvolvesse de forma célere, havendo, no entanto, a obrigatoriedade de seguir todos os requisitos implicados no cumprimento de prazos legais”.

A obra foi adjudicada no dia 31 de outubro do ano transato, todavia verificou-se que, em consequência das condições atmosféricas, das fortes chuvas que se fizeram sentir, o caudal do rio Teixeira subiu de forma considerável, o que, até agora, tem inviabilizado o início dos trabalhos.  

Os dois autarcas têm acompanhado de perto o processo desta obra, conscientes do transtorno que a interdição da travessia continua a causar à população. O presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, garantiu que “tem sido feito tudo o que é possível para que, com a maior brevidade, seja reposta a normalidade da circulação”, assegurou.

Também o autarca de Mesão Frio, Paulo Silva, adiantou que, em articulação com a Câmara de Baião, “não se tem poupado a esforços no sentido da celeridade do processo”, destacando que foi o reconhecimento da urgência que levou os dois municípios a estabelecerem o acordo para a concretização da obra.

O local da travessia foi visitado no dia 29 de janeiro por técnicos municipais, pelo presidente da Junta de Freguesia de Gestaçô, António Bento, e por um responsável da empresa que irá construir a ponte, para avaliação da possibilidade de início da obra, em função do caudal do rio Teixeira, concluindo-se pelo início dos trabalhos durante o mês de fevereiro, caso as condições atmosféricas o permitam.

Os trabalhos a realizar, no valor de cerca de 145 mil euros, consistem na demolição da atual estrutura e na construção de uma nova ponte com 5 metros de largura, que irá permitir a circulação, em simultâneo, nos dois sentidos. O prazo de execução é de 120 dias.

Todo o processo de construção da nova ponte está a ser conduzido pela Câmara Municipal de Baião, no âmbito do acordo celebrado entre os dois municípios, e no sentido da agilização do processo, sendo que os custos envolvidos na empreitada serão repartidos, em partes iguais, pelos municípios de Baião e de Mesão Frio.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VELHAS GUARDAS DO FUTSAL NACIONAL ENCONTRAM-SE NO SÁBADO EM LOIVOS DA RIBEIRA PARA UM “JOGO DE ESTRELAS”
17/04/2025
COUVE GIGANTE ULTRAPASSA QUATRO METROS DE ALTURA EM FONSECA – SANTA MARINHA DO ZÊZERE
17/04/2025
VIALSIL JUNTA-SE AO PROJETO “ELOS”, DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO
17/04/2025
III CONVÍVIO MOTARD DO GRUPO “PNEUS ATÉ AOS ARAMES” DE ANCEDE
16/04/2025
ADCR GESTAÇÔ DISPUTA NO SÁBADO A MEIA-FINAL DA TAÇA INTERMUNICIPAL
15/04/2025
XIV CAMINHADA SOLIDÁRIA “POR TERRAS DE BAIÃO (SANTA LEOCÁDIA) E MESQUINHATA” A 4 DE MAIO
14/04/2025
ANTIGA ESCOLA DE LOGOCÉM- GESTAÇÔ VAI SER REABILITADA PARA USO HABITACIONAL DE RESPOSTA SOCIAL
14/04/2025
BAIÃO NOMEADO NA 32.ª EDIÇÃO DOS WORLD TRAVEL AWARD COMO EUROPE’S LEADING EMERGING DESTINATION 2025
14/04/2025