Em
O Comércio de Baião

2025/02/18

ARRANQUE DA OBRA DE LIGAÇÃO ENTRE QUINTÃ E MESQUINHATA PREVISTO PARA OS PRÓXIMOS DOIS MESES

Destaque

Paulo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Baião, esteve reunido, no dia 17 de fevereiro, nos Paços do Concelho, com responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP) para análise do processo relativo à empreitada da Variante à EN 211 – Ligação Quintã – Mesquinhata.

No encontro foi garantido o avanço da obra, que aguarda apenas o visto do Tribunal de Contas (TdC) para ir para o terreno. Entretanto, começaram já os trabalhos de delimitação do corredor de intervenção através de estacaria, estimando-se que o arranque da obra propriamente dita ocorra nos próximos dois meses.

Esta nova via ligará Quintã (Marco de Canaveses) a Mesquinhata (Baião), representando um investimento próximo de 14,7 milhões de euros. O projeto, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prevê um novo traçado de 2.522 metros e um prazo de execução de 420 dias, conforme contrato publicado em Diário da República a 23 de dezembro de 2024.

O presidente da Câmara destacou a relevância da obra, referindo tratar-se de “uma conquista há muito esperada que beneficiará consideravelmente Baião e os baionenses, aproximando as pessoas, elevando os padrões de qualidade de vida e contribuindo para a atratividade do concelho. Além disso, reunirá melhores condições de mobilidade para as empresas já instaladas e para aquelas que pretendam estabelecer-seimpulsionando a nossa economia em vários domínios”, frisou.

A Variante à EN 211 integra um conjunto de obras estruturantes para Baião, como a qualificação da EN 304-3 (já concluída), a ligação de Baião à Ponte da Ermida (com a primeira fase em andamento) e a Eletrificação da Linha do Douro até à Régua (já adjudicada).

Garantindo mais um acesso importante, o Município de Baião reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento territorial e a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, promovendo a mobilidade e a atratividade do território através da concretização destas infraestruturas enquadradas nas opções estratégicas.

A Câmara Municipal de Baião reafirmou “o seu compromisso com o desenvolvimento territorial e a melhoria das condições de vida dos seus munícipes, promovendo a mobilidade e a atratividade do território através da concretização destas infraestruturas enquadradas nas opções estratégicas” indicando que “apesar de não serem da competência direta da autarquia, estas infraestruturas resultam, também, das diligências e da pressão exercida pelo presidente da Câmara de Baião e por outros autarcas locais, ao longo dos anos, junto de diversos governantes e entidades responsáveis”.

A nova via tornará mais rápido, seguro e confortável o acesso à A4 e à A11, via Marco de Canaveses, beneficiando ainda, não apenas aquele concelho, mas também Cinfães, que passará a dispor de uma ligação mais rápida e segura aos principais eixos rodoviários nacionais.

De acordo com o projeto, a nova Variante terá uma extensão de 2.522,32 metros e articulará, a norte, com a EN321-1 através de um entroncamento existente e, a sul, com uma nova rotunda no aglomerado de Mesquinhata. Esta rotunda ligará os ramos Norte e Sul da antiga EN 211, permitindo ligações a Paredes de Viadores e Santa Leocádia. Adicionalmente, haverá uma terceira ligação à EN583, composta por três acessos – um bidirecional e dois unidirecionais – e respetivos bordos de ligação à variante. O projeto incluirá ainda a construção de três viadutos.

Além do presidente da Câmara de Baião, participaram na reunião, o vice-presidente, Filipe Fonseca, o diretor do Centro de Operações do Grande Porto do IP, Pedro Carvalho, técnicos do município e da Infraestruturas de Portugal

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
GOLO DA AD BAIÃO EM DESTAQUE NO CANAL 11
14/03/2025
AARO CELEBRA O DIA MUNDIAL DA ÁRVORE E DA ÁGUA COM REFLORESTAÇÃO NAS ÁREAS ATINGIDAS PELOS INCÊNDIOS
13/03/2025
AUDITÓRIO MUNICIPAL DE BAIÃO RECEBE “O MARTA” NO DIA 22 DE MARÇO
13/03/2025
“LEITURAS POR BAIÃO” COLOCOU ANTÓNIO MOTA A CONTAR HISTÓRIAS AOS ALUNOS DO AEVO
13/03/2025
BAIÃO MOSTRA POTENCIALIDADES NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
13/03/2025
GORETI CORREIA SAGRA-SE TRICAMPEÃ NACIONAL DE TRAIL ENDURANCE XL
13/03/2025
GOVERNO DEFINE COMO PRIORITÁRIA A LIGAÇÃO DE BAIÃO À PONTE DA ERMIDA
12/03/2025
PENAFIEL: INAUGURADAS AS NOVAS ROTUNDAS NA INTERSEÇÃO DA EN106 COM A A4
12/03/2025