A Associação Amigos do Rio Ovelha (AARO) desafiou as escolas do Município de Marco de Canaveses e Amarante a confecionar os “ECOnfetes” para o dia de Carnaval, envolvendo os alunos e a comunidade escolar em geral.
A ideia, de acordo com a associação, consiste em não abrir mão da tradição que deixa o Carnaval ainda mais colorido, mas utilizando confetes sustentáveis, feitos com folhas de plantas/árvores.
“Basta recolher e juntar o material que fica caído nas ruas, parques, recreios escolares ou nos jardins e usar um furador de papel para cortar o confete”, explica a associação, acrescentando: “Quanto mais variedade e cor, mais bonitos ficarão. E ainda é possível inovar na forma, usando furadores em formato de corações”.
Além desta brincadeira deixar um rastro ecológico positivo, pois os confetes são totalmente biodegradáveis e podem até mesmo funcionar como adubo.
A versão de papel, apesar de utilizar material reciclado, demora mais tempo a decompor e tem produtos químicos que vão poluir o ambiente e, para além disso, são utilizados em embalagens plásticas que infelizmente nem sempre vão parar ao local correto, poluindo ainda mais o ambiente, pois estas demoram mais de 100 anos a desaparecer.
Neste sentido, a AARO propôs elaborar o próprio confete na escola ou jardim de infância, e conta com a colaboração dos estabelecimentos escolares neste projeto.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Golo baionense garante vitória ao SC Mesão Frio
17/11/2025
Equipa feminina da AD Baião regressa às vitórias com bis de Kika
17/11/2025
Município de Mesão Frio levou associações locais ao jogo da Seleção Nacional
17/11/2025
Câmara de Mesão Frio vai requalificar piscinas municipais descobertas
17/11/2025
FC Frende vence candidato à subida de divisão
17/11/2025
AD Baião continua invencível, mas volta a perder pontos no Prenhô
17/11/2025
Rua Padre João Ribeiro, em Loivos do Monte, cortada devido à queda de muro
14/11/2025
Presidente da Câmara de Felgueiras eleito Presidente da CIM do Tâmega e Sousa
14/11/2025
PUB
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo