No passado domingo, dia 20 de outubro, a Associação dos Amigos do Rio Ovelha, em conjunto com a Junta de Freguesia de Soalhães, celebrou o Dia de Ação pela Natureza promovendo a reflorestação do Parque dos Avós, em Soalhães.
Esta atividade foi proposta à Associação dos Amigos do Rio Ovelha pela Junta de Freguesia de Soalhães no inicio do ano com o objetivo de substituir algumas árvores que haviam sido plantadas em 2021, pelos Avós e Netos e que acabaram por secar. No entanto, os incêndios do mês passado queimaram todas as árvores ali existentes, assim como toda a área envolvente.
Este espaço emblemático, e um dos mais afetados pelos incêndios, recebeu o apoio fundamental da ANEFA, do Projeto ProNatura e do Banco Santander, sendo este último a entidade que financiou as 150 árvores plantadas (60 carvalhos negrais, 60 bétulas e 30 castanheiros).
O evento contou com 110 participantes, entre eles, os Escoteiros do Grupo 237 Tabuado, avós e netos que estiveram presentes na inauguração do parque e outros voluntários.
Na cerimónia protocolar destacou-se o agradecimento comum, por parte das várias entidades presentes e que discursaram, aos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses pelo trabalho realizado e incansável durante o flagelo dos incêndios.
Um dos propósitos da Associação dos Amigos do Rio Ovelha com esta atividade é inspirar a reflorestação de toda a área queimada no concelho de Soalhães, principalmente, na Serra da Aboboreira que tem estatuto de área protegida. A associação acredita que “juntos podemos contribuir para um futuro mais verde e sustentável, devolver vida à floresta e criar um legado de sustentabilidade para a nossa terra”.
A AARO agradeceu a todos os presentes por terem aceite o desafio e por mostrarem “que vale a pena trabalhar voluntariamente em prol do Ambiente e da Comunidade”. Gratificou também todos os parceiros desta atividade e, em particular, o Rancho Folclórico de Quintã pelo lanche servido.