A secção de pedestrianismo da Associação dos Amigos do Rio Ovelha (AARO), do Marco de Canaveses, vai realizar uma caminhada em Alijó, Trás-os-Montes, no dia 26 de março.
A iniciativa vai decorrer na União de Freguesias de Vale de Mendiz, Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas, integrando o II Festival de Percursos Pedestres do Município de Alijó em parceria com a Empresa de Turismo de Natureza – PortugalNTN.
A AARO vai participar, no domingo, e vai fazer a “PR19 ALJ Trilho de Casal de Loivos - Vilarinho de Cotas - Vale de Mendiz” (12,8 quilómetros), com um grau de dificuldade moderado.
Durante a caminhada na PR19 ALJ, será possível passar por um dos mais belos miradouros da região do Douro, com vista sobre a vila do Pinhão – Miradouro de Casal de Loivos.
O trilho está inserido na paisagem do Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem classificada pela UNESCO como paisagem cultural evolutiva viva, privilegiando a passagem por caminhos tradicionais e antigos, e ligando-se, em Casal de Loivos, à Pequena Rota PR20 ALJ “Trilho do Pinhão - Casal de Loivos”.
O percurso afasta-se da aldeia de Vale de Mendiz em direção à aldeia de Vilarinho de Cotas, onde se pode tomar uma curta derivação para o Castelo de Vilarinho de Cotas.
Retomando o percurso, este segue em direção à aldeia de Casal de Loivos, passa junto à Capela de Nossa Senhora da Fonte Santa e regressa ao ponto de partida pela cumeada de Portela da Serra.
As inscrições são limitadas e podem ser efetuadas em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc13aJB2SQ5vG3LqW1i19JuN5dzkphBQStCCyYtOQP5nC3gGQ/viewform