2025/09/02
A Câmara Municipal de Baião aprovou por unanimidade, em reunião realizada a 27 de agosto, a minuta de acordo de gestão a celebrar com a Infraestruturas de Portugal, S.A., que permitirá avançar com a requalificação da área envolvente da Estação de Aregos, na Linha do Douro, União das Freguesias de Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas.
A intervenção, atualmente em fase de concurso público até 6 de setembro, representa um investimento municipal de cerca de 84 mil euros e vai abranger a EN108-2, entre o km 7,185 e o km 7,300. O projeto contempla a construção de um passeio pedonal e a criação de uma zona de lazer integrada num espaço já existente, que será totalmente reformulado, oferecendo melhores condições de fruição e uma vista privilegiada sobre o rio Douro.
O Município ficará responsável pela conservação, manutenção e limpeza do espaço, assegurando melhores condições de acessibilidade, segurança para peões e valorização do espaço público. O acordo contou com parecer favorável da Infraestruturas de Portugal, ao abrigo do Estatuto das Estradas da Rede Rodoviária Nacional, garantindo critérios de sustentabilidade ambiental, fluidez de tráfego e segurança rodoviária.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira, esta obra é “um passo importante na valorização do território e na melhoria da qualidade de vida da população”. O autarca sublinha que a Estação de Aregos é “um local emblemático, também pela sua ligação à literatura queirosiana, e uma porta de entrada de excelência para Baião. Com esta requalificação, criamos condições mais seguras e agradáveis para quem aqui vive e para quem nos visita, reforçando a ligação ao rio e afirmando Baião como destino turístico de referência no Douro”.
Paralelamente, está em curso o processo de eletrificação da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua, que atravessa 21 quilómetros da zona ribeirinha de Baião, trazendo benefícios adicionais em termos de mobilidade e atratividade do território.
Com esta intervenção, a Câmara de Baião reforça o seu compromisso com a dinamização turística, a valorização do espaço público e o bem-estar da população, potenciando a relação única do concelho com o Douro e a sua paisagem natural.