Em
O Comércio de Baião

2025/09/22

Baião reforça laços com a Galiza em conferência sobre a Guerra Peninsular

Destaque

O Município de Baião marcou presença, a 19 de setembro, em Vigo, na conferência “El capitán João Baptista Almeida y la relación de Galicia y el norte de Portugal en la guerra peninsular”, integrada na LXXII Assembleia da Confederação Espanhola de Centros de Estudos Locais. O convite partiu do Instituto de Estudios Vigueses, organizador do evento.

A participação enquadra-se na estratégia de promoção territorial e no estreitamento das relações institucionais com a Galiza, um mercado de proximidade e afinidade cultural, reforçando a divulgação de produtos e tradições locais além-fronteiras.

No final da sessão, os participantes puderam saborear uma merenda regional com produtos típicos baionenses: vinhos verdes, fumeiro, broa de milho e doçaria tradicional, entre os quais o biscoito da Teixeira e o biscoito de Chelo, que deram a conhecer a riqueza gastronómica do concelho.

O painel de oradores contou com Xóan Abad e Antonio Giráldez, respetivamente Presidente e Coordenador do Instituto de Estudios Vigueses, e com o Tenente-Coronel José Domingos, que apresentou a contextualização das invasões napoleónicas no território.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Corte e desfolhada de milho em Roçadas - Valadares
24/09/2026
Igreja de Valadares recebe trio da Orquestra da Costa Atlântica em concerto de música de câmara no próximo domingo
24/09/2026
Terminam amanhã as inscrições para a primeira edição do Trail “Unidos por Vilares” que se realiza a 4 de outubro
24/09/2026
Baião assegura 150 mil euros para recuperar rio Ovil após intempéries
23/09/2026
Entrevista com Patrícia Pinto da Silva presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Baião
23/09/2026
Requalificação da Ponte do Faval reforça acessibilidade entre as margens do Rio Ovil
22/09/2026
«Cordão» leva a vida rural ao palco do Auditório Municipal de Baião
22/09/2026
ULS Tâmega e Sousa inaugura exposição fotográfica no Dia Mundial da Doença de Alzheimer
21/09/2026
PUB