2025/11/12
O Centro Pastoral de Amarante acolheu, no passado dia 8 de novembro, o I Encontro de Cuidadores Informais da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e da Segurança Social, uma iniciativa que assinalou o Dia do Cuidador Informal, celebrado a 5 de novembro.

O evento reuniu cerca de 270 participantes, entre cuidadores informais, técnicos da Segurança Social, representantes municipais e profissionais de referência do Estatuto do Cuidador Informal, provenientes dos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).

O Município de Baião marcou presença com uma representação significativa, composta por quatro cuidadoras informais, acompanhadas pela equipa de profissionais de referência local:

O encontro constituiu um momento de reconhecimento e partilha, sublinhando a importância da colaboração entre instituições e profissionais na melhoria da qualidade de vida de quem cuida e de quem é cuidado.
A participação de Baião evidenciou o compromisso do Município com a valorização e apoio aos cuidadores informais, reforçando o seu contributo na implementação e acompanhamento do Estatuto do Cuidador Informal, através de uma rede de apoio mais próxima e eficaz.
Estiveram também presentes no encontro o Presidente do Conselho de Administração da ULS do Tâmega e Sousa – CHTS, José Luís Gaspar, representantes do Instituto da Segurança Social do Porto e Aveiro, bem como representantes dos municípios e das equipas de profissionais de referência dos 11 concelhos da região.