Em
O Comércio de Baião

2025/03/14

BAIÃO VOLTA A JUNTAR LETRAS E SABORES NA 5.ª EDIÇÃO DE “VIRAR A MESA DO AVESSO”

Destaque

A Câmara Municipal de Baião e o jornalista Fernando Alves renovam o convite para um encontro de letras e sabores. Nos dias 28 e 29 de março, a partir das 19h30, o Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião acolhe a 5.ª edição da iniciativa “Virar a Mesa do Avesso”, contando com a presença do Secretário de Estado da Cultura e também escritor, Alberto Santos. 

Amantes das letras, da gastronomia e da casta da sub-região de Baião – o avesso, vão reunir-se num virar de mesa à descoberta de um conjunto de sabores e saberes que conjugam referências da identidade cultural do concelho.

Esta 5.ª edição, tendo como lema: “Duas noites de tertúlia para Virar a Mesa do Avesso, onde Camilo se fará presente”, é mais uma vez, uma aventura gastronómica com condimentos literários.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, sublinhou o interesse particular destes encontros onde pontuam, além do convívio e da troca de ideias, referências a “produtos de excelência de Baião como a gastronomia e os vinhos, em particular os da casta avesso, numa associação à vertente cultural em toda a sua abrangência, tendo por base as inúmeras referências literárias ao nosso território, evidências da sua riqueza e das suas potencialidades, fontes inspiradoras das artes e das letras”, explicou.

Desta vez, tendo em Camilo Castelo Branco – cujo bicentenário do nascimento está a ser celebrado - um dos mais destacados “condimentos”, o evento contará com as presenças de Jorge Sobrado – Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N); do coronel Manuel Pedroso Marques; do escritor Manuel Jorge Marmelo; do ator e encenador António Durães; sendo as propostas gastronómicas confecionadas pelos chefs António Pinto, António Queiroz Pinto e pelo chef convidado Rui Martins.

O escritor António Mota e o editor António Batista Lopes farão os comentários aos repastos, despertando os serões de tertúlia, com convite à plateia para a soma de condimentos capazes de apurar a vivacidade das conversas. 

Ao jornalista Fernando Alves, autor da ideia de “Virar a Mesa do Avesso” – prontamente acolhida pela Câmara de Baião que lhe vem dando continuidade - apreciador da boa literatura e da boa mesa, caberá, como habitualmente, a moderação do evento.

As inscrições estão abertas, sendo sujeitas aos lugares disponíveis.

Programa:

Sexta dia 28 de março

Manuel Jorge Marmelo - Escritor

Coronel Manuel Pedroso Marques

António Batista Lopes - Editor/Comentador

 

Sábado dia 29 de março

Com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos

Jorge Sobrado - Vice-Presidente da CCDRN

António Durães - Ator/Encenador

António Mota - Escritor/Comentador

 

Chefs - António Pinto, António Queiroz Pinto e Rui Martins

Moderação - Fernando Alves

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BAIÃO PROMOVEM “FÉRIAS NO QUARTEL” DURANTE O MÊS DE AGOSTO
9/07/2025
“BAIÃO DO AVESSO” LEVA SABORES, MÚSICA E TRADIÇÃO AO MERCADO DO BOLHÃO NOS DIAS 18 E 19 DE JULHO
9/07/2025
FESTIVAL FESTANÇA REGRESSA A ANCEDE DE 30 DE JULHO A 3 DE AGOSTO COM MÚSICA, NATUREZA E CULTURA GLOBAL
9/07/2025
GNR DETÉM ALEGADO SUSPEITO PELA CAUSA DO INCÊNDIO AGRÍCOLA EM TRELEITEIROS-BOSCRAS-OVIL
8/07/2025
JÁ ABRIU EM TRESOURAS O BOSQUE DA FANTASIA UM MUNDO FANTÁSTICO UMA VIAGEM MEMORÁVEL
8/07/2025
BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BAIÃO PROMOVE NOITE DE PIJAMA LITERÁRIO PARA OS MAIS NOVOS
8/07/2025
AD ANCEDE CONVOCA REUNIÃO PARA ESCLARECER IMPOSSIBILIDADE DE SUBIDA DE DIVISÃO
8/07/2025
CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO PROMOVEU DOIS DIAS DE VIAGEM DE FINALISTAS AOS ALUNOS DO 12.º ANO
8/07/2025