2026/03/17
Apresentação reuniu figuras políticas para debate sobre desafios atuais e futuro da sociedade portuguesa
O livro "Vencer os Tempos", do baionense José Luís Carneiro, foi apresentado em Lisboa numa sessão que destacou o diálogo e a reflexão política como maior riqueza do encontro.
A apresentação e a reflexão estiveram a cargo de Manuel Monteiro, ex-líder do CDS-PP, Isabel Lopes, co-porta-voz do LIVRE, Sérgio Sousa Pinto, membro da Direção Nacional do PS, e Miguel Poiares Maduro, professor universitário e ex-ministro adjunto e do desenvolvimento regional.

Na ocasião, o autor salientou que “valorizo profundamente a escrita, mas nada substitui ouvir as perspetivas, ideias e reflexões de todos. Obrigado a quem fez desta tarde um momento tão autêntico de partilha.”
José Luís Carneiro apresenta a sua obra como um convite à reflexão e à ação, destinada a documentar e deixar registadas ideias e propostas políticas formuladas ao longo do seu percurso público.

O livro aborda os desafios estratégicos do tempo presente, defendendo que é necessário enfrentá-los com lucidez e preparar o futuro com base nos valores e princípios que têm norteado a comunidade nacional e a atuação do Estado nas relações internas e internacionais.
Entre os temas principais estão o serviço público e a coesão social, refletindo as áreas de intervenção do autor, como a segurança interna, o desenvolvimento local e a proximidade com os cidadãos.
O livro foi lançado em março de 2026, tendo tido sessões de apresentação em cidades como Lisboa e Porto.
