2024/09/20
Tiago Maravilha, é natural de Baião, da freguesia de Santa Leocádia, tem 29 anos de idade e é apaixonado pela criação de conteúdo desde a sua infância.
Ao nosso jornal começou por recordar a sua terra, referindo que é “uma pequena freguesia, onde se criam pessoas de muito valor, pessoas que se construíram com sucesso em diferentes áreas, nascidas ali, naquela pequena terra de oportunidades limitadas”.
Estudou em Baião e de alguma forma ambiciona sempre ser maior do que si próprio. Essa ambição foi reforçada e reconhecida quando em conjunto com um grupo de colegas e outros amigos se envolveram num projeto de jovens empreendedores, com apoio da escola secundária de Baião, que tinha como promotora “Junior Achievement”.
Mais tarde, fruto do trabalho que tinham desenvolvido e apresentado inclusive em Lisboa numa feira nacional, surgiu outro reconhecimento onde foi convidado para ser júri numa outra feira de empreendedorismo do mesmo promotor.
Relembrou que “O gosto pela criação de conteúdo surge muito graças ao aparecimento dos telemóveis com câmaras de filmar. Eu, o meu irmão, os meus primos e os grandes amigos, logo após a escola íamos brincar, fazendo gravações e construindo guiões. Assim passávamos as nossas tardes: a sermos criativamente felizes”.
Sobre o interesse por este ramo referiu que “surge pela vontade de recuperar um saudosismo da minha infância, aliado ao gosto da expressão da criatividade através do vídeo”.
Explicou que o saudosismo era referente às vindimas e à festa que se construía em volta das mesmas, naqueles dias frios de setembro, “Era uma festa autêntica que unia familiares, amigos e vizinhos, ouviam-se as gargalhadas na vinha, o farnel bem generoso que chegava pela manhã, ver os adultos todos felizes na mesa, mesmo depois duma jornada dura de trabalho. Inspirador, parece-me”, salientou.
Acrescentou também, que eram momentos “onde existiam oportunidades de ir almoçar ou jantar a casa dos meus vizinhos, provar novos temperos, pratos diferentes dos de lá de casa. Foi uma experiência sensorial e emocional muito interessante”.
Recorda com saudade esses momentos de comunidade, muito interessantes, onde as vindimas de cada um eram marcadas conforme as vindimas dos familiares ou vizinhos para que toda a gente estivesse disponível para se ajudarem mutuamente.
Aquando do COVID, encontrava-se um pouco mais longe da sua família, morava em Lisboa e confessou que o confinamento, por algum motivo “trouxe-me a saudade desta memória de infância”.
Com vontade de a recuperar e, de dar expressividade à criatividade que tem, muito estimulada pelas brincadeiras da infância que anteriormente relatamos começou a fazer vídeos para as redes sociais onde mostrava o seu gosto pela bebida e outra grande paixão que é a comunicação, sobretudo através do vídeo.
Assim, contou que um par de meses depois “tive a enorme felicidade de me aproximar de outras pessoas que vivem a cultura do vinho e que me deram um abraço acolhedor neste setor. Consegui aproximar-me de um ambiente emocionalmente parecido ao que vivia. Somos portugueses. Gostamos de estar à mesa, a comer e a beber, portanto tinha tudo como dar certo”.
Ao Comércio de Baião revelou ainda que foi convidado a participar no dia 28 de setembro no «O VINOINFLUENCERS World Awards», que é uma gala que se irá realizar em Valladolid, Espanha, em que os dois dias que o antecedem serão para conhecer hotéis, pontos de interesse vínico e turístico.
O evento conta com mais de 150 influencers de vinho do mundo, vindos de países tais como Estados Unidos, Brasil, México, República Dominicana, Suécia, UK, entre outros, confessando que “É um reconhecimento ímpar, pioneiro para os criadores de conteúdo do setor”.
A terminar, o baionense sublinhou “De facto o evento terá uma magnitude muito interessante, será sem dúvida uma oportunidade única de networking e de crescimento profissional e pessoal”.