Atualidade Destaque Última Hora
A Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere vai apresentar, no dia 14 de janeiro, o novo maestro, que irá dirigir a banda no concerto de Ano Novo, agendado para as 16:00, no Agrupamento de Escola do Sudeste de Baião.
Nelson Carvalho é o novo maestro da banda, substituindo o maestro Hermínio Fonseca, que esteve na direção artística da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere durante 17 anos.
Nelson Carvalho nasceu em 1985, em Rio Tinto, tendo iniciado os estudos musicais aos 10 anos, na Escola de Música da Banda de S. Cristóvão de Rio Tinto. Desde então, o seu percurso de vida é dedicado ao estudo da música, tendo passado pelo Conservatório de Música do Porto, pela Escola Profissional de Música de Espinho (E.P.M.E.) e pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (E.S.M.A.E.).
Participou em vários “Master Classes” de tuba e trabalhou com vários maestros como Cesário Costa, Jan Droblewsky, António Baptista, António Lourenço, António Saiote, Kamen Goleminov e Luís Carvalho e Rui Massena e Paulo Martins e Jan Cober.
Colaborou com a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, Orquestra das Beiras, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Orquestra de Sopros da E.P.M.E., Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica de Espinho (O.C.E.), Orquestra de Sopros do DeCA da Universidade de Aveiro, juntamente com grupos de metais, quinteto de metais em que participou enquanto estudava na Escola Profissional de Música de Espinho.
Já fez alguns concertos em diferentes países e é, atualmente, professor da disciplina de tuba e presidente da direção pedagógica do Conservatório de Música de Paredes.
Tendo a tuba como instrumento de eleição, Nelson Carvalho, que reside em Amarante, foi professor de tuba e música de câmara do Centro Cultural de Amarante – Conservatório de Música e Dança, professor de tuba no Fórum Cultural de Gulpilhares, professor da Orquestra de Sopros e Orquestra de Sopros Juvenil no Conservatório de Música do Porto, professor de tuba e Classe de Conjunto da Escola de Música de Perosinho e professor de Tuba da Academia de Música de Vilar do Paraíso.
Em Amarante, foi professor da Classe de tuba no 2.º e 3.º Estágio de Verão da Banda Musical e professor no 7.º e 8.º Curso Intensivo, Técnico-Instrumental e Estágio de Orquestra de Sopros - Guia / Pombal e Professor de tuba no 1º Curso de Orquestra de Sopros de Vila Nova de Anha.
Licenciou-se no ano letivo de 2008/2009 na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no instrumento Tuba na Classe do professor Sérgio Carolino.
Finalizou o mestrado em ensino da música No Instituto Piaget de Viseu no ano letivo 2015/2016 e finalizou o Curso de Profissionalização em serviço da Universidade Aberta, a profissionalização em Classe de Conjunto – M32 no ano letivo 2018/2019.