Em
O Comércio de Baião

2024/09/29

BOMBEIROS AFETOS AO DECIR QUE COMBATERAM OS INCÊNDIOS RURAIS VÃO RECEBER MAIS 25% DO DIA 15 A 19 DE SETEMBRO

Destaque

Em nota de imprensa de hoje do Ministério da Administração Interna é referido o seguinte:

“Após vaga de incêndios que assolou o Centro e Norte do Continente, entre 15 e

19 de setembro, o Governo quer retribuir simbolicamente o esforço adicional

dos bombeiros voluntários afetos ao Dispositivo Especial de Combate a

Incêndios Rurais (DECIR).

Por determinação da Ministra da Administração Interna, o Secretário de Estado da

Proteção Civil assinou esta semana o despacho de majoração do valor diário atribuído

aos bombeiros no período temporal de 15 a 19 de setembro.

O Governo sobe em 25% o valor diário pago aos bombeiros voluntários afetos ao DECIR que combateram os incêndios rurais, respetivamente 67,30 euros e 78,30 euros, consoante se trate de bombeiros integrantes das várias equipas ou bombeiros do quadro de comando.

O Governo assume os bombeiros como a coluna vertebral da Proteção Civil e está a trabalhar na sua valorização, dando um primeiro sinal, ainda que simbólico, após empenho extraordinário.

 

A Ministra da Administração Interna e o Secretário de Estado da Proteção Civil, em nome do Governo, encetaram todos os esforços para, apesar da conhecida exigência orçamental, retribuir a extraordinária mobilização a que uma vez mais assistimos, por parte de milhares de mulheres e homens bombeiros voluntários afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Nesse sentido, foi transmitido à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para, com a maior brevidade possível, apurar os valores devidos ao abrigo deste Despacho e promover a transferência dos valores para as Associações Humanitárias com a máxima brevidade.

Resta-nos expressar o nosso profundo pesar por cada vida perdida e por cada pessoa gravemente ferida, assim como pela destruição de bens e de património florestal, com prejuízos económico-sociais e humanos assinaláveis, cujos levantamentos se encontram ainda em curso.

Todos os agentes de Proteção Civil, e em especial os bombeiros, demonstraram ser, uma vez mais, verdadeiros exemplos de resiliência e empenho, num contexto em que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) foi colocado sob forte pressão e empenho máximo de meios. (DECIR)”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Baião recebe 2.º Encontro Clube TT “Os Primos” em ação solidária por Diogo Pinto
7/12/2025
OPINIÃO: O homem por quem Álvaro Cunhal e toda a população de Alhandra choraram
7/12/2025
Concerto de Canto Gregoriano iluminou a Igreja do Mosteiro de Santo André de Ancede
6/12/2025
Município de Baião reúne com ULS do Tâmega e Sousa para discutir melhorias nos cuidados de saúde
6/12/2025
Derrocada na Estrada Nacional 108 em Santa Cruz do Douro obriga circular com extrema atenção
6/12/2025
Município de Baião destaca papel essencial das IPSS na Rede Social local
5/12/2025
Município de Mesão Frio leva alunos do agrupamento ao jogo da Seleção Feminina Portuguesa
5/12/2025
AMDT destaca desafios da Serra da Aboboreira em encontro internacional realizado em Santa Cruz do Douro
4/12/2025
PUB