Em
O Comércio de Baião

2025/08/18

CÂMARA DE BAIÃO PROMOVE MELHORIA DA ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Destaque

Conforme apurou o Jornal “O Comércio de Baião, a Autarquia Baionense vai realizar um conjunto de intervenções em edifícios e espaços públicos, para garantir melhores condições de acessibilidade para todos os cidadãos, em particular para pessoas com mobilidade condicionada, no âmbito da política de promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades,

Segundo a nossa fonte, trata-se de investimentos que surgem da ação do “Acessibilidades 360º - PIEP – Programa de Intervenção em Edifícios Públicos para Melhoria das Acessibilidade”, no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sequência da aprovação de candidaturas apresentadas pelo Município de Baião.

O PIEP tem por finalidade a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso aos serviços públicos apontando ao objetivo de apoiar a intervenção em, pelo menos, 1500 edifícios públicos com atendimento presencial, a nível nacional, visando impulsionar a melhoria das condições de acessibilidade.

Nesta fase, irão ser abrangidos edifícios administrativos e sanitários públicos que cumprem os requisitos para serem financiados, assegurando o cumprimento das normas técnicas de acessibilidade e eliminando barreiras arquitetónicas, tais como a instalação de rampas, plataformas elevatórias, adaptação de sanitários, criação de lugares de estacionamento reservados, bem como a melhoria de percursos pedonais e acessos exteriores.

Ao que soubemos o investimento total previsto é de 97 933,40 € distribuído pelas obras a realizar nos seguintes locais:

  • Edifício da Junta de Freguesia de Campelo e Ovil;
  • Edifício da Junta de Freguesia do Grilo;
  • Piscinas Municipais Cobertas;
  • Edifício do Serviço de Finanças de Baião;
  • Sanitários da Praça D. Manuel de Castro;
  • Edifício dos Serviços Municipalizados de Santa Marinha do Zêzere;
  • Sanitários da Fonte Nova (vila de Baião);
  • Edifício da Junta de Freguesia do Gove;
  • Centro de Saúde de Baião.

 

A mesma fonte afirmou ainda que, desta forma, o Município de Baião cria espaços públicos mais inclusivos e funcionais, promotores da autonomia, segurança e conforto de todos os utilizadores, contribuindo para um território mais acessível e socialmente justo.

As obras, com prazo de execução de 90 dias, terão início faseado ao longo dos próximos meses e serão concluídas de forma a minimizar impactos no funcionamento normal dos serviços.

Confrontamos o presidente da autarquia, Paulo Pereira, sobre este assunto, que nos disse:

A acessibilidade não é apenas uma questão técnica, é uma questão de cidadania e de respeito por todos os nossos munícipes, mostrando-se satisfeito com o desfecho positivo das candidaturas que permitem realizar as intervenções, assegurando que “continuaremos atentos e empenhados no sentido de alargar estas intervenções a outros edifícios, mediante as condições que vierem a ser impostas para a sua aprovação”, concluiu.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Inauguração do Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela na Serra da Aboboreira em Baião
19/02/2026
Campeonato do “Jogo do 24” na Escola Básica 2,3 de Eiriz - Baião
19/02/2026
Santa Marinha do Zêzere celebra o Carnaval com noite de festa na Casa do Povo
18/02/2026
Almofrela ganha novo espaço comunitário na antiga escola primária
16/02/2026
Autarquia de Mesão Frio apoia agricultores após rasto de destruição no concelho
15/02/2026
Exposição “Delicadezas” celebra a herança feminina na Biblioteca Municipal António Mota
15/02/2026
Passeio todo-o-terreno de dois dias partiu de Amarante rumo a Podence com paragem em Mafómedes na freguesia de Teixeira e Teixeiró
14/02/2026
Entrevista a Anabela Pinto presidente da Associação Cultural Recreativa Unidos por Vilares
14/02/2026