No dia 17 de novembro, o Executivo Municipal de Baião realizou a primeira reunião com os Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de definir as prioridades que serão incorporadas no Orçamento Municipal de 2026.

Durante o encontro, a Presidente da Câmara Municipal, Ana Raquel Azevedo, destacou o compromisso do município com a estabilidade, equilíbrio e sustentabilidade das contas, assegurando, ao mesmo tempo, um reforço do apoio financeiro às Juntas de Freguesia. Esta medida permitirá uma resposta mais ampla e eficaz às necessidades das populações, nomeadamente na limpeza da via pública e em projetos de investimento local.

“Estamos a trabalhar no Orçamento Municipal para o próximo ano, e é fundamental ouvir os representantes de cada freguesia para conhecer as suas prioridades. Embora os recursos sejam finitos, assumimos o compromisso de aumentar o apoio financeiro para que as Juntas possam dar uma resposta mais eficaz às suas populações”, afirmou Ana Raquel Azevedo.
A iniciativa marca o início de uma relação institucional próxima e colaborativa entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, com vista ao reforço da coesão territorial do concelho. No âmbito desta estratégia, ficou definido que as reuniões entre o Executivo Municipal e os Presidentes de Junta terão uma periodicidade trimestral.
Além disso, a Presidente anunciou que, a partir de janeiro, iniciará atendimentos trimestrais à população na sede de todas as Juntas de Freguesia, promovendo uma Presidência mais descentralizada e uma maior articulação entre eleitos e eleitores.
