Em
O Comércio de Baião

2024/01/16

CÂMARA DE BAIÃO SUSPENDE ATIVIDADES NO PAVILHÃO MULTIUSOS DEVIDO AO “ACENTUAR DE ANOMALIAS” NO EQUIPAMENTO

Atualidade Destaque Última Hora

A Câmara Municipal de Baião anunciou hoje a suspensão de todas as atividades realizadas no recinto principal do Pavilhão Multiusos, devido “ao acentuar das anomalias” naquele equipamento, mantendo-se em funcionamento a sada de aquecimento.

Num comunicado, a autarquia indica que “os ventos fortes que se fizeram sentir em meados de dezembro provocaram ainda mais danos na cobertura do Pavilhão Multiusos, evidenciando e agravando as debilidades que a estrutura já apresentava”.

A situação, segundo a autarquia, “torna impossível a prática de qualquer modalidade no seu recinto principal”.

Nos últimos anos, a atividade desportiva naquele equipamento, tem registado alguns episódios pontuais de suspensão, devido aos problemas de isolamento da cobertura, sendo que, com este agravamento, “não se apresenta outra possibilidade que não seja a suspensão de todas as atividades até à realização da obra de requalificação do edifício, que se prevê possa iniciar-se ainda no primeiro trimestre deste ano”.

Nesta fase, ainda é possível manter em funcionamento a sala de aquecimento, onde decorrerão as aulas de dança e de kickboxing até ao início dos trabalhos.

O vice-presidente da Câmara, responsável pelos pelouros do Associativismo e Desporto, Juventude, e Proteção Civil, Filipe Fonseca, explicou que “a infraestrutura, que não tem vindo a ser disponibilizada para a prática de qualquer modalidade, sofreu nova deterioração no decorrer do mês de dezembro e, apesar das tentativas de minimizar os estragos para tornar viável a sua utilização, até ao momento, não foi possível. No decorrer do último fim de semana, as chuvas que se fizeram sentir, contribuíram para o agravamento da situação, levando a autarquia a tomar a decisão de suspender as atividades até à realização da obra de requalificação do pavilhão”.

“O Pavilhão Multiusos é um equipamento de grande importância para Baião, acolhendo atividades diárias, desportivas e lúdicas, além de outro tipo de eventos e encontros da nossa comunidade, e mesmo de entidades externas que nos têm solicitado a sua utilização. Por isso, pretendemos que, no mais breve prazo possível, volte a estar completamente disponível, beneficiando de todas as condições de segurança, funcionalidade e conforto para usufruto dos baionenses”, esclareceu o vice-presidente da Câmara.  

Filipe Fonseca lembrou, ainda, que se trata de um equipamento que, desde a sua inauguração, em 2005, revelou problemas de construção, o que obrigou à realização de sucessivas intervenções, que nunca resolveram em definitivo as deficiências que têm vindo a agudizar-se.

“No que respeita ao avanço das obras, prevê-se que nos próximos dias possa ser lançada a empreitada”, acrescenta a autarquia.

A obra vai permitir requalificar o equipamento, numa intervenção de reparação e conservação ao nível da cobertura, das paredes exteriores e dos espaços interiores que se encontram degradados, estando previstos ainda melhoramentos na eficiência energética e condições térmicas e acústicas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Câmara de Baião entregou as primeiras Bolsas de Estudo de 2025
28/10/2025
Baião foi ponto de partida e chegada do TransMarão 2025
28/10/2025
Encerramento temporário da Linha do Douro com transporte alternativo entre Marco de Canaveses e Régua
27/10/2025
CPCJ Baião assinala os Direitos da Criança com uma semana de iniciativas
27/10/2025
Mesão Frio: Cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos decorre no dia 2 de novembro
27/10/2025
Roadshow “Reciclar é na Boa!” sensibiliza alunos da Escola Básica de Eiriz
27/10/2025
Mesão Frio: Aprovada candidatura para requalificação do Centro Escolar
27/10/2025
Futsal Sub-11: ACR Santa Cruz do Douro estreia-se no campeonato com goleada por 12-1
27/10/2025
PUB