Em
O Comércio de Baião

2024/01/16

CÂMARA DE BAIÃO SUSPENDE ATIVIDADES NO PAVILHÃO MULTIUSOS DEVIDO AO “ACENTUAR DE ANOMALIAS” NO EQUIPAMENTO

Atualidade Destaque Última Hora

A Câmara Municipal de Baião anunciou hoje a suspensão de todas as atividades realizadas no recinto principal do Pavilhão Multiusos, devido “ao acentuar das anomalias” naquele equipamento, mantendo-se em funcionamento a sada de aquecimento.

Num comunicado, a autarquia indica que “os ventos fortes que se fizeram sentir em meados de dezembro provocaram ainda mais danos na cobertura do Pavilhão Multiusos, evidenciando e agravando as debilidades que a estrutura já apresentava”.

A situação, segundo a autarquia, “torna impossível a prática de qualquer modalidade no seu recinto principal”.

Nos últimos anos, a atividade desportiva naquele equipamento, tem registado alguns episódios pontuais de suspensão, devido aos problemas de isolamento da cobertura, sendo que, com este agravamento, “não se apresenta outra possibilidade que não seja a suspensão de todas as atividades até à realização da obra de requalificação do edifício, que se prevê possa iniciar-se ainda no primeiro trimestre deste ano”.

Nesta fase, ainda é possível manter em funcionamento a sala de aquecimento, onde decorrerão as aulas de dança e de kickboxing até ao início dos trabalhos.

O vice-presidente da Câmara, responsável pelos pelouros do Associativismo e Desporto, Juventude, e Proteção Civil, Filipe Fonseca, explicou que “a infraestrutura, que não tem vindo a ser disponibilizada para a prática de qualquer modalidade, sofreu nova deterioração no decorrer do mês de dezembro e, apesar das tentativas de minimizar os estragos para tornar viável a sua utilização, até ao momento, não foi possível. No decorrer do último fim de semana, as chuvas que se fizeram sentir, contribuíram para o agravamento da situação, levando a autarquia a tomar a decisão de suspender as atividades até à realização da obra de requalificação do pavilhão”.

“O Pavilhão Multiusos é um equipamento de grande importância para Baião, acolhendo atividades diárias, desportivas e lúdicas, além de outro tipo de eventos e encontros da nossa comunidade, e mesmo de entidades externas que nos têm solicitado a sua utilização. Por isso, pretendemos que, no mais breve prazo possível, volte a estar completamente disponível, beneficiando de todas as condições de segurança, funcionalidade e conforto para usufruto dos baionenses”, esclareceu o vice-presidente da Câmara.  

Filipe Fonseca lembrou, ainda, que se trata de um equipamento que, desde a sua inauguração, em 2005, revelou problemas de construção, o que obrigou à realização de sucessivas intervenções, que nunca resolveram em definitivo as deficiências que têm vindo a agudizar-se.

“No que respeita ao avanço das obras, prevê-se que nos próximos dias possa ser lançada a empreitada”, acrescenta a autarquia.

A obra vai permitir requalificar o equipamento, numa intervenção de reparação e conservação ao nível da cobertura, das paredes exteriores e dos espaços interiores que se encontram degradados, estando previstos ainda melhoramentos na eficiência energética e condições térmicas e acústicas.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Baião acende luzes de Natal no dia 30 de novembro com programa especial de animação
25/11/2025
Mesão Frio: Ateliers (Re)Viver participaram em sessão informativa sobre Incontinência Urinária
25/11/2025
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2025 destaca impacto dos resíduos eletrónicos
25/11/2025
Concerto de órgão integrado nas comemorações do aniversário do nascimento do Doutor Orlando de Carvalho
25/11/2025
Cumprem-se hoje 180 anos do nascimento de Eça de Queiroz
25/11/2025
Associação de Míguas organiza Torneio de Sueca a 6 de dezembro
25/11/2025
Evento de BTT e Caminhada da Associação Vale do Zêzere adiado para fevereiro de 2026
25/11/2025
Mesão Frio: Biblioteca Municipal acolheu sessão sobre o papel do Assistente Pessoal na autonomia das pessoas com deficiência
25/11/2025
PUB