2023/12/05
Atualidade Destaque Última Hora
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses aprovou o Orçamento Municipal para o ano de 2024 com o valor de 51,5 milhões de euros, o mais elevado de sempre e com um aumento de 4,9 milhões de euros (10,6%) em relação à previsão para o ano económico de 2023.
Destaque para o facto de o investimento direto previsto para 2024 ascender a 21,2 milhões de euros (+4,7ME), o que representa também o mais ambicioso Plano Plurianual de Investimentos de sempre, e de onde se destacam os investimentos em áreas-chave como Saneamento e Abastecimento de Água (7,2ME), Habitação Acessível (6,1ME), Infraestruturas Rodoviárias (2,8ME), Desporto, Recreio e Lazer (1,2ME), Turismo (1ME), Cultura (900mil euros), Educação (430mil euros), Saúde (400mil euros) e Economia e Indústria (370mil euros).
Estas e outras rubricas serão ainda reforçadas após a primeira revisão ao Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano 2024, com a incorporação do saldo de gerência, que permitirá à Câmara Municipal aumentar significativamente a capacidade de investimento e execução de projetos estruturantes.
Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal, destaca o crescimento do Orçamento Municipal ao longo dos últimos anos.
"Em 2024 o Orçamento Municipal atingirá de novo uma marca histórica e mantém a tendência de crescimento dos últimos anos, em que quase duplicamos o valor investido em sete anos, passando de um orçamento inicial de cerca de 27 milhões de euros (2018) para 51 milhões (2024). Esta evolução reflete, desde logo, o aumento das competências da Câmara Municipal, que hoje serve os munícipes diretamente e de forma muito mais abrangente em áreas fundamentais como a Educação, Saúde, Ação Social, entre outras. E por outro lado, reflete também a nossa capacidade de materializar projetos que consolidam o nosso compromisso em impulsionar o desenvolvimento do concelho, promovendo maior justiça social e maior coesão territorial, e isso está claro no investimento histórico previsto em redes de água e saneamento e em construção de habitação a custos controlados, por exemplo”, refere.
Nuno Pinto, vereador com o Pelouro da Administração e Finanças, também destaca o rigor das contas municipais.
“Este orçamento, na sua grandeza histórica, demonstra a capacidade de crescimento sustentado do Município, em linha com os anos recentes. A execução deste orçamento, ao longo de 2024, permitir-nos-á reforçar a certeza de cumprimento dos compromissos com os marcuenses e, ao mesmo tempo, assegurar contas municipais saudáveis, acautelando não apenas o presente, mas também o futuro”, disse.
As grandes Opções do Plano e Orçamento 2024 da Câmara Municipal do Marco de Canaveses foram aprovados em Reunião de Câmara no dia 30 de novembro e serão apresentados, discutidos e votados na Assembleia Municipal de 29 de dezembro.