Em
O Comércio de Baião

2025/05/29

CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO CRIA “ESPAÇO ENERGIA” REFORÇANDO O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Destaque

A Câmara Municipal de Baião divulgou hoje, dia 29 de maio, a criação do balcão “Espaço Energia”, um serviço essencial para apoiar a população na adoção de medidas de eficiência energética e energias renováveis. Uma medida que reafirma o compromisso da autarquia com a eficiência energética e o bem-estar da sua população, reforçando a posição como território ambientalmente responsável e inovador.

Integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta medida é apontada à promoção da literacia energética e ao fomento de comportamentos sustentáveis no consumo de energia.

O primeiro balcão do “Espaço Cidadão Energia” em Baião está em funcionamento, nesta primeira fase, nos serviços de atendimento ao público do edifício dos Paços do Concelho, permitindo aos baionenses um acesso facilitado a informação e aconselhamento sobre eficiência energética, ajudando a reduzir custos e a melhorar a sustentabilidade das habitações e empresas locais.

Os agendamentos podem ser feitos através da página pública da Rede Espaço Energia, em: https://redeespacoenergia.pt/

A adesão do município a esta rede de apoio foi formalmente aprovada pela ADENE – Agência para a Energia, entidade coordenadora da rede, no dia 6 de fevereiro de 2025. Uma decisão ratificada por unanimidade em reunião de Câmara, no dia 12 de fevereiro, na sequência da proposta apresentada pelo vereador do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro.

A criação destes balcões insere-se na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 e prevê a implementação de pelo menos 50 “Espaços Cidadão Energia” em todo o país até ao final do primeiro trimestre de 2025.

A coordenação da rede de promotores destes balcões está a cargo da ADENE, com o acompanhamento da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da Rede Nacional de Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS).

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Empresa “Fonte Nova Tours” Pioneira em Baião
1/01/2026
CPCJ de Baião assinala quase três décadas de proteção às crianças e jovens
30/12/2025
Projeto Escola Solidária do Agrupamento de Escolas de Eiriz reforça laços comunitários e promove valores de cidadania
30/12/2025
Requalificação da EN108 entre Lodão e Ponte de Ermida concluída com investimento de 2,6 milhões de euros
30/12/2025
Tomada de Posse dos Corpos Gerentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Baião
29/12/2025
StartUP Castelo de Paiva reforça apoio ao empreendedorismo
29/12/2025
Concerto de Reis e Ano Novo assinala início de 2026 em Mesão Frio
28/12/2025
Assembleia Municipal de Baião aprova Orçamento de 36,7 milhões de euros para 2026
27/12/2025
PUB