Em
O Comércio de Baião

2025/05/29

CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO CRIA “ESPAÇO ENERGIA” REFORÇANDO O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Destaque

A Câmara Municipal de Baião divulgou hoje, dia 29 de maio, a criação do balcão “Espaço Energia”, um serviço essencial para apoiar a população na adoção de medidas de eficiência energética e energias renováveis. Uma medida que reafirma o compromisso da autarquia com a eficiência energética e o bem-estar da sua população, reforçando a posição como território ambientalmente responsável e inovador.

Integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta medida é apontada à promoção da literacia energética e ao fomento de comportamentos sustentáveis no consumo de energia.

O primeiro balcão do “Espaço Cidadão Energia” em Baião está em funcionamento, nesta primeira fase, nos serviços de atendimento ao público do edifício dos Paços do Concelho, permitindo aos baionenses um acesso facilitado a informação e aconselhamento sobre eficiência energética, ajudando a reduzir custos e a melhorar a sustentabilidade das habitações e empresas locais.

Os agendamentos podem ser feitos através da página pública da Rede Espaço Energia, em: https://redeespacoenergia.pt/

A adesão do município a esta rede de apoio foi formalmente aprovada pela ADENE – Agência para a Energia, entidade coordenadora da rede, no dia 6 de fevereiro de 2025. Uma decisão ratificada por unanimidade em reunião de Câmara, no dia 12 de fevereiro, na sequência da proposta apresentada pelo vereador do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro.

A criação destes balcões insere-se na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 e prevê a implementação de pelo menos 50 “Espaços Cidadão Energia” em todo o país até ao final do primeiro trimestre de 2025.

A coordenação da rede de promotores destes balcões está a cargo da ADENE, com o acompanhamento da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da Rede Nacional de Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS).

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Golo baionense garante vitória ao SC Mesão Frio
17/11/2025
Equipa feminina da AD Baião regressa às vitórias com bis de Kika
17/11/2025
Município de Mesão Frio levou associações locais ao jogo da Seleção Nacional
17/11/2025
Câmara de Mesão Frio vai requalificar piscinas municipais descobertas
17/11/2025
FC Frende vence candidato à subida de divisão
17/11/2025
AD Baião continua invencível, mas volta a perder pontos no Prenhô
17/11/2025
Rua Padre João Ribeiro, em Loivos do Monte, cortada devido à queda de muro
14/11/2025
Presidente da Câmara de Felgueiras eleito Presidente da CIM do Tâmega e Sousa
14/11/2025
PUB