Em
O Comércio de Baião

2025/05/29

CÂMARA MUNICIPAL DE BAIÃO CRIA “ESPAÇO ENERGIA” REFORÇANDO O COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE

Destaque

A Câmara Municipal de Baião divulgou hoje, dia 29 de maio, a criação do balcão “Espaço Energia”, um serviço essencial para apoiar a população na adoção de medidas de eficiência energética e energias renováveis. Uma medida que reafirma o compromisso da autarquia com a eficiência energética e o bem-estar da sua população, reforçando a posição como território ambientalmente responsável e inovador.

Integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), esta medida é apontada à promoção da literacia energética e ao fomento de comportamentos sustentáveis no consumo de energia.

O primeiro balcão do “Espaço Cidadão Energia” em Baião está em funcionamento, nesta primeira fase, nos serviços de atendimento ao público do edifício dos Paços do Concelho, permitindo aos baionenses um acesso facilitado a informação e aconselhamento sobre eficiência energética, ajudando a reduzir custos e a melhorar a sustentabilidade das habitações e empresas locais.

Os agendamentos podem ser feitos através da página pública da Rede Espaço Energia, em: https://redeespacoenergia.pt/

A adesão do município a esta rede de apoio foi formalmente aprovada pela ADENE – Agência para a Energia, entidade coordenadora da rede, no dia 6 de fevereiro de 2025. Uma decisão ratificada por unanimidade em reunião de Câmara, no dia 12 de fevereiro, na sequência da proposta apresentada pelo vereador do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro.

A criação destes balcões insere-se na Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 e prevê a implementação de pelo menos 50 “Espaços Cidadão Energia” em todo o país até ao final do primeiro trimestre de 2025.

A coordenação da rede de promotores destes balcões está a cargo da ADENE, com o acompanhamento da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), da Rede Nacional de Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS).

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CDU APRESENTOU CANDIDATURAS NO TRIBUNAL EM BAIÃO
18/08/2025
CÂMARA DE BAIÃO PROMOVE MELHORIA DA ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS PÚBLICOS
18/08/2025
ANTIGO ATLETA DA AD BAIÃO EM DESTAQUE NA AF SANTARÉM
17/08/2025
RODRIGO AZEVEDO JOVEM COM FORTES RAÍZES EM BAIÃO CONQUISTA OURO NOS 3000 METROS NOS JOGOS DA CPLP
17/08/2025
RANCHO FOLCLÓRICO DE BAIÃO PARTICIPOU NO MAIOR FESTIVAL DE RANCHOS DA EUROPA NA ILHA DA TERCEIRA NOS AÇORES
16/08/2025
PSD DE MESÃO FRIO APRESENTA OFICIALMENTE A SUA CANDIDATURA ÀS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS NO PRÓXIMO DIA 23 DE AGOSTO
16/08/2025
SORTEADAS AS SÉRIES DAS EQUIPAS DO CONCELHO DE BAIÃO PARA A NOVA ÉPOCA DA AF PORTO
14/08/2025
AD BAIÃO APRESENTA-SE AOS SÓCIOS FRENTE À AD MARCO 09
14/08/2025