A Câmara Municipal de Baião está a realizar a primeira lavagem e higienização dos contentores de lixo (resíduos sólidos urbanos indiferenciados) do ano de 2025, em colaboração com uma empresa especializada no sector.
A intervenção inclui mais de mil contentores distribuídos por todas as freguesias que integram os circuitos municipais de recolha de lixo. Nos locais de difícil acesso, onde o camião de limpeza e desinfeção não consegue operar, os contentores serão substituídos gradualmente pelos serviços da autarquia.
A lavagem e desinfeção dos contentores são realizadas tanto no interior como no exterior, utilizando produtos com propriedades bactericidas e repelentes de insetos. Este processo, promovido pela autarquia desde 2013, tem como objetivo principal melhorar a salubridade e a limpeza em todas as freguesias, sem interferir no normal funcionamento da recolha de lixo nem na utilização dos contentores pelos munícipes. Graças à eficiência deste procedimento, os contentores voltam a estar disponíveis para utilização em pouco tempo.
A gestão eficaz do serviço de resíduos conta com o contributo de todos os cidadãos. Assim, a Câmara Municipal de Baião apela aos munícipes para que:
• Coloquem o lixo doméstico em sacos bem fechados, evitando que resíduos soltos sujem os contentores ou causem maus odores.
• Certifiquem-se de que as tampas dos contentores ficam sempre fechadas após o uso, ajudando a manter os equipamentos em bom estado.
• Procurem um contentor alternativo caso o mais próximo esteja cheio, evitando depositar lixo fora do mesmo.
• Adotem princípios de Reduzir, reutilizar e Reciclar, contribuindo para um meio ambiente mais limpo e sustentável.