2024/11/17
A Associação Desportiva de Baião disputou hoje a décima jornada da série 3 da Divisão de Honra da AF Porto frente ao SC Rio de Moinhos. O jogo opôs os dois primeiros classificados da prova e terminou com a vitória da AD Baião por duas bolas a uma. As bancadas do Prenhô estavam ainda mais lotadas do que o costume e, ao longo dos noventa minutos, viveu-se uma atmosfera digna de jogos de competições nacionais.
A formação baionense abriu o marcador com um golaço de Henrique Silva na conversão de um livre direto e foi para o intervalo a vencer por 1-0. Na segunda parte não entrou tão bem e viu a formação visitante chegar ao empate. O SC Rio de Moinhos ciente que o 1-1 valia a permanência no primeiro lugar da classificação foi, como se costuma dizer, “jogando para o empate”, ainda assim, a AD Baião não baixou os braços e esteve sempre à procura da vitória. Esforço esse que foi recompensado já para lá do minuto noventa. Nos descontos, Francisco Santos, um dos melhores jogadores em campo no jogo de hoje, construiu sozinho o segundo golo da AD Baião. Recebeu a bola no grande círculo, conseguiu conduzir o esférico até dentro da área contrária e rematou fora do alcance do guardião do SC Rio de Moinhos permitindo aos adeptos baionense fazer a festa nas bancadas e soltar “aquele grito” que estava preso na garganta.
Com este resultado a AD Baião é a nova líder da prova, soma 23 pontos em 27 possíveis, permanece invicta na época 2024/25, conta com o segundo melhor ataque da competição com 20 golos marcados e a melhor defesa com apenas cinco sofridos.
Na próxima semana vai disputar a III eliminatória da Taça AF Porto no reduto do FC Lixa e na próxima jornada, agendada para dia 1 de dezembro, irá visitar o CCRD São Vicente Irivo, penúltimo colocado com quatro pontos.