Em
O Comércio de Baião

2024/04/22

CENTRO CYCLING DE BAIÃO SOFREU OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO

Destaque

O Centro Cycling de Baião, foi alvo de uma recente requalificação, que se iniciou em 2023, com a pavimentação do arruamento e da zona envolvente ao Centro, terminando já em 2024, com a criação de um espaço para guardar bicicletas e material de apoio à prática ciclística.

Este Centro está localizado junto ao Centro Hípico e, juntamente com este equipamento municipal, representa um complexo de lazer e prática desportiva associada à natureza e ao ar-livre.

É dali que se iniciam uma série de trilhos com diferentes níveis de dificuldade, que possibilitam a descoberta do território, explorando a diversidade das paisagens de Baião, nomeadamente as serras da Aboboreira, Marão e Castelo de Matos.

Este espaço já dispunha de balneários, oficina de bicicletas, zona de lavagem, serviço administrativo e sanitários, sendo agora possível que qualquer utilizador aceda aos diferentes espaços através de uma aplicação.

De realçar ainda, que o Centro Cycling tem sete bicicletas de diferentes tamanhos, bem como capacetes de proteção, para que, qualquer família possa desfrutar da envolvência do território, gratuitamente, bastando aceder à plataforma concebida para o efeito e solicitar a utilização das bicicletas.

“O Centro Cycling é um espaço criado para fruição de todos, dos mais novos aos mais velhos, dos que cá residem e daqueles que nos visitam. Queremos que este espaço, sirva também de apoio à atividade turística do território. Num esforço partilhado com a vereadora Anabela Cardoso, enquanto responsável pelo Pelouro da Cultura e Turismo, foi possível efetuar melhorias no Centro e em toda a zona envolvente, destacando aquilo que foi a implementação de um sistema que permite, através de uma aplicação, que qualquer interessado possa aceder à infraestrutura de forma autónoma”, sublinhou o vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto da Câmara Municipal de Baião, Filipe Fonseca. 

O autarca apelou ainda “à prática desportiva como forma de mitigar potenciais problemas de saúde”, referindo também que “somos o concelho com maior percentagem proporcional de áreas verdes e florestais em todo o distrito do Porto e, esta é mais uma forma de proporcionar a quem nos visita um contacto privilegiado com os espaços naturais que compõem o nosso território. Esta será uma resposta a partilhar com todos os agentes do Alojamento Local, que poderão assim direcioná-la para os seus hóspedes”.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Baião acolhe ação de sensibilização sobre a Paisagem Protegida da Serra da Aboboreira
14/01/2026
Álvaro Santos vence em Baião a eleição para Presidente da CCDR-N
14/01/2026
Idosa sofre ferimentos leves em ocorrência na vila de Baião
14/01/2026
XX Feira do Fumeiro 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝘇𝗶𝗱𝗼 𝗮̀ 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 & 𝗱𝗼𝘀 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝗶𝗮̃𝗼 de 13 a 15 março
13/01/2026
Associação Vale do Zêzere promove BTT e Caminhada em Santa Marinha do Zêzere - Baião
13/01/2026
Sessão com Deputado Francisco Sousa Vieira na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Sudeste Baião
13/01/2026
Túnel do Marão encerra durante a noite para simulacro de emergência
13/01/2026
Câmara Municipal de Mesão Frio decretou um dia de Luto Municipal pelo falecimento de António César Vicente Nunes
12/01/2026
PUB