2025/10/09
A Cercimarante é a entidade responsável pela criação e dinamização do Balcão Móvel para a Integração da População com Deficiência e Incapacidade (PCDI), uma resposta inovadora e itinerante integrada na operação da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) — “Balcões Móveis para a Inclusão de grupos vulneráveis do Douro, Tâmega e Sousa”, financiada pelo Programa Norte 2030.
Destinado a pessoas com deficiência e incapacidade com idade igual ou superior a 18 anos, o Balcão Móvel tem como objetivo assegurar o diagnóstico de necessidades, prestar atendimento e informação multilingue, garantir acompanhamento psicossocial personalizado e apoio jurídico, contribuindo para a inclusão socioprofissional desta população no território.
Trata-se de um serviço intermunicipal e itinerante, abrangendo os concelhos de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.
A coordenação técnica do Balcão Móvel é assegurada por Carlos Pereira, diretor do Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP) e do Centro de Recursos Local (CRL), ambos da Cercimarante. A equipa integra ainda uma psicóloga e uma mediadora socioprofissional, garantindo uma resposta multidisciplinar às necessidades dos utentes.
No âmbito da mesma operação foi também criado um Balcão Móvel para a Integração da População Migrante, dinamizado pela CIM do Tâmega e Sousa, que visa promover a integração, inclusão e fixação de migrantes na região.
A apresentação oficial das duas respostas móveis decorreu no passado dia 18 de setembro, nas instalações da CIM do Tâmega e Sousa, e contou com a participação dos responsáveis da área social dos 11 municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal.