Em
O Comércio de Baião

2023/12/28

CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA COLOCA PRIMEIRO DESFIBRILADOR IMPLANTÁVEL

Atualidade Destaque Última Hora

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) colocou, no dia 22 de dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave.

A colocação deste aparelho, que segundo Aurora Andrade, diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS, é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, está a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que, na sexta feira realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo.

“Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, congratula-se Aurora Andrade, o que, diz, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente.

 

Como funciona o CDI

O CDI faz uma monitorização constante do coração, atuando automaticamente para corrigir o ritmo cardíaco. Se o coração estiver a bater muito rapidamente e de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para obrigar o coração a voltar a bater normalmente, tal como acontece com um desfibrilador externo.

O desfibrilador implantável pode, igualmente, ser usado no tratamento do ritmo cardíaco lento, enviando impulsos elétricos para corrigir o ritmo dos batimentos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
21.ª edição do Stock-Off Baião promovida pela Associação Empresarial de Baião em março
6/02/2026
Intempéries provocam prejuízos avultados no concelho de Mesão Frio
6/02/2026
Baião marcou presença na apresentação dos Fins de Semana Gastronómicos 2026 em Barcelos
6/02/2026
Associação Empresarial de Baião lança passatempo “Comércio Local com Amor” para celebrar o Dia dos Namorados
6/02/2026
CIM do Tâmega e Sousa criou Ponto de Recolha e Tratamento de Biomassa em Baião
6/02/2026
Santa Casa do Marco de Canaveses vence Prémio AGIR da REN com projeto de apoio a cuidadores informais
5/02/2026
Município de Baião instala dois novos ecopontos em parceria com a Resinorte
5/02/2026
MESÃO FRIO: AVISO À POPULAÇÃO | RISCO DE DERROCADAS
4/02/2026