Em
O Comércio de Baião

2023/12/28

CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA COLOCA PRIMEIRO DESFIBRILADOR IMPLANTÁVEL

Atualidade Destaque Última Hora

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) colocou, no dia 22 de dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave.

A colocação deste aparelho, que segundo Aurora Andrade, diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS, é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, está a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que, na sexta feira realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo.

“Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, congratula-se Aurora Andrade, o que, diz, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente.

 

Como funciona o CDI

O CDI faz uma monitorização constante do coração, atuando automaticamente para corrigir o ritmo cardíaco. Se o coração estiver a bater muito rapidamente e de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para obrigar o coração a voltar a bater normalmente, tal como acontece com um desfibrilador externo.

O desfibrilador implantável pode, igualmente, ser usado no tratamento do ritmo cardíaco lento, enviando impulsos elétricos para corrigir o ritmo dos batimentos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
DERBY AMARANTINO ASSINALA O INÍCIO DA PARCERIA ENTRE A AF PORTO E A FEDERAÇÃO DE MADRID PARA INTERCÂMBIO DE ÁRBITROS
24/01/2025
SECÇÃO DESPORTIVA DOS B.V. SANTA MARINHA DO ZÊZERE ORGANIZA 21º TORNEIO DE FUTSAL 24H ‘INTER-BOMBEIROS’
24/01/2025
ASSOCIAÇÃO ‘OS ALEGRINHOS’ DO INGILDE CELEBROU 16 ANOS
24/01/2025
EDUARDO MOTA É O NOVO TREINADOR DA AD BAIÃO
23/01/2025
REPRESENTANTE DA ULS AFIRMA QUE NÃO EXISTE INTENÇÃO DE ENCERRAR A EXTENSÃO DE SAÚDE DE EIRIZ
23/01/2025
MESÃO FRIO: TEATRO 'PORQUE NINGUÉM VIVE DEMAIS...' SERÁ EXIBIDO NAS CINCO FREGUESIAS DO CONCELHO
23/01/2025
MUNICÍPIO DE BAIÃO CONTINUA A APOIAR OS BOMBEIROS DO CONCELHO ATRAVÉS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
23/01/2025
IEFP PROMOVE AMANHÃ WEBINAR SOBRE A MARCA ENTIDADE EMPREGADORA INCLUSIVA
23/01/2025