Em
O Comércio de Baião

2023/12/28

CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA COLOCA PRIMEIRO DESFIBRILADOR IMPLANTÁVEL

Atualidade Destaque Última Hora

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) colocou, no dia 22 de dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave.

A colocação deste aparelho, que segundo Aurora Andrade, diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS, é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, está a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que, na sexta feira realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo.

“Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, congratula-se Aurora Andrade, o que, diz, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente.

 

Como funciona o CDI

O CDI faz uma monitorização constante do coração, atuando automaticamente para corrigir o ritmo cardíaco. Se o coração estiver a bater muito rapidamente e de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para obrigar o coração a voltar a bater normalmente, tal como acontece com um desfibrilador externo.

O desfibrilador implantável pode, igualmente, ser usado no tratamento do ritmo cardíaco lento, enviando impulsos elétricos para corrigir o ritmo dos batimentos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Município de Baião adquire antiga Pensão Romana para criar Museu do Avesso
27/04/2026
AD. Baião vai jogar o Apuramento de Campeão da Divisão Elite da AF Porto que arranca a 10 de maio
27/04/2026
Mosteiro de Santo André de Ancede acolheu concerto comemorativo do 25 de Abril
27/04/2026
Marãovilhas reúne mais de 300 participantes em evento solidário
27/04/2026
SANTA MARINHA DO ZÊZERE ACOLHEU II TORNEIO INTER-ESCOLAS DE KARATÉ COM ATLETAS DE BAIÃO E MAIA
27/04/2026
ACR Unidos por Vilares realizou peregrinação ao Santuário de Fátima
26/04/2026
Junta de Freguesia do Gôve homenageia antigos autarcas eleitos após o 25 de Abril
26/04/2026
AD Baião sagra-se Campeã Invicta da Série 1 da Divisão de Elite da AF Porto
26/04/2026
PUB