Em
O Comércio de Baião

2023/12/28

CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA COLOCA PRIMEIRO DESFIBRILADOR IMPLANTÁVEL

Atualidade Destaque Última Hora

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) colocou, no dia 22 de dezembro, o primeiro cardioversor desfibrilador implantável (CDI), um dispositivo que protege o doente em caso de sofrer uma arritmia grave.

A colocação deste aparelho, que segundo Aurora Andrade, diretora do Serviço de Cardiologia do CHTS, é “fundamental para evitar a morte súbita” em doentes com arritmias graves, está a cargo dos cardiologistas Inês Oliveira e Pedro Carvalho que, na sexta feira realizaram os três primeiros procedimentos do género no Hospital Padre Américo.

“Agora, os nossos doentes, já não necessitam ir ao São João para colocar o desfibrilador implantável”, congratula-se Aurora Andrade, o que, diz, “é muito vantajoso para o doente”, que necessita de várias consultas de acompanhamento, nomeadamente para a monitorização dos dados e reconfiguração do dispositivo de acordo com as necessidades do paciente.

 

Como funciona o CDI

O CDI faz uma monitorização constante do coração, atuando automaticamente para corrigir o ritmo cardíaco. Se o coração estiver a bater muito rapidamente e de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para obrigar o coração a voltar a bater normalmente, tal como acontece com um desfibrilador externo.

O desfibrilador implantável pode, igualmente, ser usado no tratamento do ritmo cardíaco lento, enviando impulsos elétricos para corrigir o ritmo dos batimentos.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Igreja de Valadares recebe trio da Orquestra da Costa Atlântica em concerto de música de câmara no próximo domingo
24/09/2026
Terminam amanhã as inscrições para a primeira edição do Trail “Unidos por Vilares” que se realiza a 4 de outubro
24/09/2026
Baião assegura 150 mil euros para recuperar rio Ovil após intempéries
23/09/2026
Entrevista com Patrícia Pinto da Silva presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Baião
23/09/2026
Requalificação da Ponte do Faval reforça acessibilidade entre as margens do Rio Ovil
22/09/2026
«Cordão» leva a vida rural ao palco do Auditório Municipal de Baião
22/09/2026
ULS Tâmega e Sousa inaugura exposição fotográfica no Dia Mundial da Doença de Alzheimer
21/09/2026
EKA Baião participa na 10.ª Gala D’Ouro de Karate em Lousada
20/09/2026
PUB