2025/05/20
Foram aprovados ontem, dia 19, os cursos profissionalizantes que serão ministrados nas escolas do Douro, Tâmega e Sousa no próximo ano letivo. A reunião de concertação da oferta formativa profissionalizante da região, que resulta de um trabalho de planeamento e concertação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que assume a coordenação deste processo, a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a DGEEC – Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, os Municípios e os estabelecimentos de ensino da região, decorreu no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
A oferta de cursos profissionais e de cursos de educação e formação de jovens para o ano letivo 2025/2026 vai contemplar 128 cursos, distribuídos por 103 turmas de 32 estabelecimentos de ensino, sendo que 101 dessas turmas são referentes a cursos profissionais e dois a cursos de educação e formação (CEF).
Tal como nos anos letivos anteriores, a aposta na valorização e no reforço da qualidade do ensino profissional na região foi uma prioridade. Os perfis de formação foram ajustados aos interesses dos alunos e alunas, garantindo, ao mesmo tempo, a articulação entre as ofertas educativas e as oportunidades de integração no mercado de trabalho, com destaque para a sua ligação aos setores empresariais do Douro, Tâmega e Sousa.
Entre os cursos aprovados, destacam-se como áreas prioritárias aquelas que visam responder às necessidades do tecido empresarial da região, nomeadamente nas áreas de tecnologias e informática, eletrónica e automação, eletricidade e energia, ambiente, agroindústria, saúde e bem-estar, design e multimédia, artes e cultura, e turismo e restauração.
Para mais informações, poderão ser contactados os estabelecimentos de ensino e a CIM do Tâmega e Sousa.