Em
O Comércio de Baião

2025/05/20

CIM TÂMEGA E SOUSA APROVA OFERTA FORMATIVA PROFISSIONALIZANTE DA REGIÃO PARA O PRÓXIMO ANO LETIVO

Destaque

Foram aprovados ontem, dia 19, os cursos profissionalizantes que serão ministrados nas escolas do Douro, Tâmega e Sousa no próximo ano letivo. A reunião de concertação da oferta formativa profissionalizante da região, que resulta de um trabalho de planeamento e concertação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que assume a coordenação deste processo, a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a DGEEC – Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, os Municípios e os estabelecimentos de ensino da região, decorreu no auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.

A oferta de cursos profissionais e de cursos de educação e formação de jovens para o ano letivo 2025/2026 vai contemplar 128 cursos, distribuídos por 103 turmas de 32 estabelecimentos de ensino, sendo que 101 dessas turmas são referentes a cursos profissionais e dois a cursos de educação e formação (CEF).

Tal como nos anos letivos anteriores, a aposta na valorização e no reforço da qualidade do ensino profissional na região foi uma prioridade. Os perfis de formação foram ajustados aos interesses dos alunos e alunas, garantindo, ao mesmo tempo, a articulação entre as ofertas educativas e as oportunidades de integração no mercado de trabalho, com destaque para a sua ligação aos setores empresariais do Douro, Tâmega e Sousa.

Entre os cursos aprovados, destacam-se como áreas prioritárias aquelas que visam responder às necessidades do tecido empresarial da região, nomeadamente nas áreas de tecnologias e informática, eletrónica e automação, eletricidade e energia, ambiente, agroindústria, saúde e bem-estar, design e multimédia, artes e cultura, e turismo e restauração.

Para mais informações, poderão ser contactados os estabelecimentos de ensino e a CIM do Tâmega e Sousa.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PILOTO ALBERTO PEREIRA E O SEU HONDA CIVIC TYPE R DE REGRESSO NA RAMPA DE SANTA MARTA
19/06/2025
PISCINAS DESCOBERTAS DE BAIÃO ASSINALAM ABERTURA COM OPEN DAY NO DIA 30 DE JUNHO
18/06/2025
BAIÃO RECEBE O 1.º TORNEIO MUNICIPAL DE PADEL NO DIA 29 DE JUNHO
18/06/2025
BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO MOTA RECEBE AUTORA INÊS BERNARDO NO DIA 20 DE JUNHO
18/06/2025
RELATO DE UMA MISSÃO EM MOÇAMBIQUE: "UM CHAMADO DO CORAÇÃO QUE SE TRANSFORMA EM PROJETO" – POR LILIANA GEADA
16/06/2025
AD ANCEDE EMPATA NO ÚLTIMO JOGO EM CASA DA ÉPOCA 2024/25
15/06/2025
BAIÃO RECEBE IV CONFERÊNCIA ANUAL DE AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
15/06/2025
ESCOLAS DE BAIÃO MARCARAM PRESENÇA NO “ABC DA BOLA” QUE REUNIU MAIS DE MIL CRIANÇAS NA MAIA
15/06/2025