2025/11/12
O Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Vale de Ovil (AEVO), em Baião, associou-se à iniciativa do European Space Education Resource Office (ESERO) Portugal, promovendo um ciclo de sessões online com cientistas nacionais dedicadas à exploração do espaço e da ciência.
No âmbito da atividade “Cientistas vão à Escola”, os alunos tiveram oportunidade de contactar diretamente com investigadores e aprofundar temas ligados à astrofísica, astronomia e tecnologia espacial, num formato dinâmico e interativo.
A primeira sessão decorreu no dia 22 de outubro, com a turma do 11.º A, que se encontrou com o investigador Santiago Gonzalez, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, para discutir o tema “Astrofísica nos filmes de ficção científica”. Durante a sessão, os alunos escolheram pequenos excertos de filmes para analisar com o cientista, debatendo os conceitos de física e astronomia representados em cada um.
Seguiu-se, a 30 de outubro, a sessão dedicada aos alunos do 7.º ano, com a investigadora Mafalda Santos, da empresa Tekever, sob o tema “Como é que os satélites falam uns com os outros”. Os estudantes descobriram como os satélites comunicam com a Terra e conheceram novos desenvolvimentos tecnológicos que permitem uma operação cada vez mais eficiente e inovadora.
Por fim, no dia 7 de novembro, os alunos do 9.º ano participaram numa sessão com o investigador André Silva, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), sobre o tema “À procura da Terra – deteção de planetas fora do Sistema Solar”. Nesta atividade, os jovens aprenderam como se identificam exoplanetas através de diferentes métodos científicos.
O Clube de Ciência Viva AEVO agradece a colaboração dos investigadores, professores e alunos que tornaram possível esta iniciativa, que contribuiu para aproximar a ciência do quotidiano escolar e estimular o interesse dos jovens pela investigação científica.
