2025/08/18
Depois da apresentação da candidatura oficial, que contou com o Auditório Municipal completamente cheio no passado dia 14 de junho, a coligação PSD/CDS “FAZER ACONTECER”, liderada por Ana Raquel Azevedo, entregou hoje, dia 18 de agosto no tribunal de Baião, as listas concorrentes à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e às 14 Juntas de Freguesia do Concelho de Baião.
Ana Raquel Azevedo, cabeça de lista à Câmara Municipal de Baião nas próximas eleições autárquicas, conta também com candidatos a todas as Juntas de Freguesia do Concelho, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal.
Num cômputo geral, são mais de 275 candidatos que constituem as listas aos vários órgãos, nos quais se destaca cada vez mais o papel da mulher na liderança das listas do PSD, uma vez que apresenta duas cabeças de lista aos órgãos do concelho, e o facto de mais de 85% dos candidatos serem pessoas da sociedade civil sem filiação partidária.
Segundo Ana Raquel, candidata à Câmara Municipal de Baião “hoje é o culminar de um longo processo e é incrível a adesão crescente que tenho vindo a sentir no decorrer do tempo por parte da população no geral. Esta é uma candidatura para todos e onde todos são bem-vindos. Estamos focados só e apenas nas ideias e no projeto que temos para Baião e esta postura tem-nos permitido conseguir captar muitas pessoas que, não sendo militantes do PSD, mostraram-se disponíveis e motivados para dedicar um pouco do seu tempo ao concelho e ajudar a mudar o rumo de empobrecimento e atraso que se verifica em Baião nos últimos 20 anos”.
Relativamente às Juntas de Freguesia, refere que “conseguimos também apresentar listas a todas as Juntas de Freguesia, preenchidas integralmente por pessoas das respetivas freguesias. Não temos ninguém repetido em várias listas e cada lista candidata a cada freguesia é constituída por pessoas dessa freguesia que conhece os problemas e os desafios desse território”.
Quanto ao futuro, a candidata à Câmara remata “estou muito, muito confiante numa vitória histórica no próximo dia 12 de outubro. Temos um grande projeto de transformação para Baião, temos ideias novas e disruptivas, temos as melhores equipas e, o mais importante, temos a motivação e a vontade de mudar Baião. Cada vez mais pessoas que me contactam e interpelam por uma mudança e isso deixa-me muito confiante que vamos conseguir mudar o rumo de Baião no próximo dia 12 de outubro”.
Cabeças de Lista:
Câmara Municipal de Baião – Ana Raquel Azevedo
Assembleia Municipal – Miguel Dinis Correia
Ancede e Ribadouro – José Eduardo Martins
Santa Marinha do Zêzere – Henrique Ribeiro
Santa Leocádia e Mesquinhata – Alberto Vieira
Campelo e Ovil – Alberto Pereira
Santa Cruz do Douro e São Tomé de Covelas – António Fonseca
Gove – Eduardo Lage Pereira
Gestaçô – Hilário Teixeira
Frende – Manuel Alvez
Grilo – Joaquim Pereira
Loivos da Ribeira e Tresouras – Bruno Meneses
Loivos do Monte – Lúcia Guedes
Teixeira e Teixeiró – Octávio Teixeira
Valadares – Valter Azeredo
Viariz – Maximiano Guedes
Sobre Ana Raquel Azevedo:
Nascida em 1992 e natural da freguesia de Ancede - Baião, é licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto e frequentou o mestrado de Gestão de Serviços na Faculdade de Economia do Porto. Iniciou a carreira na área da restauração coletiva no maior grupo empresarial do setor e é atualmente empresária no setor da sustentabilidade têxtil. Ao longo do seu percurso, desempenhou inúmeros cargos políticos e partidários, desde logo como elemento de várias comissões políticas distritais do PSD, presidente do PSD Baião, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Baião desde 2017 e deputada da CIM Tâmega e Sousa desde 2021.