2025/12/16
A Comissão de Trabalhadores da Unidade Local de Saúde Tâmega e Sousa (ULSTS) realizou, na passada segunda-feira, 15 de dezembro, pelas 14h30, a Cerimónia de Tomada de Posse para o quadriénio 2025–2029. A sessão solene decorreu no auditório da Unidade Hospitalar de Penafiel e resulta das eleições realizadas a 30 de setembro de 2025.
.jpg)
A Comissão de Trabalhadores da ULSTS encontra-se formalmente constituída, conforme publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) n.º 41, de 8 de novembro de 2025, tendo sido eleito como coordenador o enfermeiro Bernardo Sousa. A comissão é ainda composta por Pedro Sousa, Tiago Rodrigues, Francisco Barbosa, Emília Neto, Susana Queirós, Filipe Carvalho, Luís Silva, António Silva, Eduardo Magalhães e Susana Rodriguez.
No seu discurso de tomada de posse, Bernardo Sousa sublinhou que este momento marca o início de uma nova etapa, assumindo o compromisso de uma comissão dialogante, autónoma e independente, orientada para a defesa das justas reivindicações dos trabalhadores e para a melhoria contínua das condições de trabalho. O coordenador destacou ainda que a Comissão pretende ser um parceiro cooperante da administração, privilegiando a construção de pontes, o diálogo e a procura de soluções.
O evento contou com a presença de diversas entidades institucionais, sindicais e autárquicas, nomeadamente membros do Conselho de Administração da ULSTS — Dr. José Luís Gaspar, Dr.ª Filipa Carneiro, Dr. Pedro Mendes e Dr.ª Alexandra Borges —, bem como representantes da Ordem dos Enfermeiros, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da UGT, do Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde, da Comissão de Trabalhadores de Braga e de várias autarquias da região.
Marcaram igualmente presença os presidentes das Câmaras Municipais e vereadores com o pelouro da Saúde dos concelhos de Cinfães, Paredes e Penafiel, assim como representantes de outras entidades parceiras, reforçando a importância da cooperação institucional no fortalecimento do serviço público de saúde.
A cerimónia terminou com um momento musical protagonizado por Sandra Rocha, cantora e colaboradora da instituição.